em 1910 os marinheiros rebeldes da revolta da chibata foram atendidos por qual presidente do brasil? gostaria de saber, por favor.
Respostas
A Revolta da Chibata foi um movimento ocorrido na Marinha do Rio de Janeiro, causado pelos castigos físicos (chibatadas) dispensados pelos oficiais navais brancos aos marinheiros negros.
Em 1910, esses marinheiros organizaram um motim usando os novos navios de guerra. Eles tomaram encouraçados, cruzadores e navios de guerra mais antigos, obtendo alto poder de fogo e enfraquecendo o resto da Marinha.
O líder da revolta era João Cândido (o Almirante Negro), que redigiu uma carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta, caso contrário iriam bombardear o Rio de Janeiro. Diante disso, o presidente da época, Hermes da Fonseca, decidiu acatar as reivindicações dos revoltosos.
Mas, como Hermes da Fonseca não cumpriu o acordo totalmente, a revolta continuou. Só teve fim em 1912, com a morte de muitos combatentes e a expulsão de João Cândido da Marinha.
Resposta: Hermes da Fonseca.