Inserir a ludicidade no contexto escolar vai além da prática com as brincadeiras e os jogos. A ludicidade deve possibilitar às crianças momentos de experiência em que elas possam entregar-se, envolvendo-se consigo e com os outros em ações mediadas pela fantasia e pela imaginação, possibilitando novas percepções, novos significados. É a possibilidade de ampliar os aspectos do lúdico para o campo do ensino. . (BIANCHINI, L.G. B.; ARRUDA, R. B.; GOME, L. R. (Org.). LUDICIDADE E EDUCAÇÃO. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2015. P 138.) Tendo como base a reflexão da citação acima, assinale a alternativa que responde a seguinte pergunta: Em que implica ao desenvolvimento da criança tolher a ludicidade de seu cotidiano escolar? a) Significa negar à criança a oportunidade dela manifestar sua conduta natural. b) Implica em deixar às aulas e à aprendizagem de conteúdos mais adequadas a sistematização do ensino. c) Oportuniza momentos apenas de brincadeiras livres e sem intencionalidades pedagógicas. d) Priorizar o ensino de conteúdos científicos, papel relevante à escola e necessário para o desenvolvimento. e) Restringir o uso de tecnologias no ambiente escolar e prevenir más condutas.? me ajudeeem por favor!
Respostas
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a) Significa negar à criança a oportunidade dela (de ela) manifestar sua conduta natural.
Correto. A ludicidade é parte natural do universo infantil. É com as brincadeiras que a criança faz descobertas acerca de si mesmo e sobre o mundo a sua volta, construindo valores.
Por isso, é tão comum e divertido o faz de conta na vida infantil. Muitas vezes, as crianças tenta reproduzir o mundo adulto em seu universo infantil: brincadeira de profissão, brincadeira de cozinhar, cuidar de casa, etc.
b) Implica em deixar às aulas e à aprendizagem de conteúdos mais adequadas a sistematização do ensino.
Errado. Sistematizar o ensino das crianças não implica em colocar os jogos e brincadeiras fora dos planejamentos. É o contrário. Hoje temos uma série de teorias pedagógicas que defendem a ludicidade como forma de construção do conhecimento.
c) Oportuniza momentos apenas de brincadeiras livres e sem intencionalidades pedagógicas.
Errado. As brincadeiras devem ter um objetivo pedagógico.
d) Priorizar o ensino de conteúdos científicos, papel relevante à escola e necessário para o desenvolvimento.
Errado. O ensino de conteúdos científicos não deve ser a prioridade da escola, mas oferecer uma educação de qualidade e que considere cada etapa do desenvolvimentos dos educandos.
e) Restringir o uso de tecnologias no ambiente escolar e prevenir más condutas.
Errado. O uso de tecnologias no ambiente escolar sempre existiu, desde as primeiras técnicas/recursos de ensino. Estamos na era da informação, portanto os educandos já trazem o atual conhecimento tecnológico de casa a partir do momento que eles têm o contato com o aparelho celular dos pais ou de algum parente. Isso é fato.
A escola, então, pode fazer a vez de utilizar esse conhecimento para promover outros conhecimentos, como por meio de jogos eletrônicos educativos.
Espero ter ajudado.
Correto. A ludicidade é parte natural do universo infantil. É com as brincadeiras que a criança faz descobertas acerca de si mesmo e sobre o mundo a sua volta, construindo valores.
Por isso, é tão comum e divertido o faz de conta na vida infantil. Muitas vezes, as crianças tenta reproduzir o mundo adulto em seu universo infantil: brincadeira de profissão, brincadeira de cozinhar, cuidar de casa, etc.
b) Implica em deixar às aulas e à aprendizagem de conteúdos mais adequadas a sistematização do ensino.
Errado. Sistematizar o ensino das crianças não implica em colocar os jogos e brincadeiras fora dos planejamentos. É o contrário. Hoje temos uma série de teorias pedagógicas que defendem a ludicidade como forma de construção do conhecimento.
c) Oportuniza momentos apenas de brincadeiras livres e sem intencionalidades pedagógicas.
Errado. As brincadeiras devem ter um objetivo pedagógico.
d) Priorizar o ensino de conteúdos científicos, papel relevante à escola e necessário para o desenvolvimento.
Errado. O ensino de conteúdos científicos não deve ser a prioridade da escola, mas oferecer uma educação de qualidade e que considere cada etapa do desenvolvimentos dos educandos.
e) Restringir o uso de tecnologias no ambiente escolar e prevenir más condutas.
Errado. O uso de tecnologias no ambiente escolar sempre existiu, desde as primeiras técnicas/recursos de ensino. Estamos na era da informação, portanto os educandos já trazem o atual conhecimento tecnológico de casa a partir do momento que eles têm o contato com o aparelho celular dos pais ou de algum parente. Isso é fato.
A escola, então, pode fazer a vez de utilizar esse conhecimento para promover outros conhecimentos, como por meio de jogos eletrônicos educativos.
Espero ter ajudado.
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