• Matéria: Química
  • Autor: Beeoo
  • Perguntado 8 anos atrás

Um joalheiro deseja confeccionar um novo anel a partir de dois outros, um de aço e um de ouro.
Inicialmente, os anéis separados, de espessura desprezível, estão à mesma temperatura e o encaixe não é possível porque ambos possuem mesmo raio. O joalheiro então aquece os dois anéis juntos por certo tempo, conseguindo depois disso realizar o encaixe.

Foi possível confeccionar este anel utilizando este procedimento porque o

a) aço contrai quando é aquecido.
b) ouro absorve mais calor do que o aço.
c) ouro possui calor latente maior do que o do aço.
d) aço tem capacidade térmica menor do que a do ouro.
e) ouro possui coeficiente de dilatação maior do que o do aço.

Respostas

respondido por: rodrigosr12
22
   Olá! Para responder essa questão, devemos levar em conta de que, com o aquecimento, a energia cinética das partículas constituintes do ouro e do aço aumentará, aumentando também suas vibrações e consequentemente dilatando os anéis.

   Dessa forma, ao aquecer os anéis, ambos terão um leve aumento nos seus raios. O que permitiu o encaixe de um anel no outro é o fato de um anel ter se "expandido" mais do que o outro, possuindo um maior raio e permitindo o encaixe.

   Isso aconteceu pois o ouro possui um coeficiente de dilatação maior do que o do aço. Dessa forma, como foram submetidos à mesma quantidade de calor (energia) e pelo mesmo intervalo de tempo, o material que tivesse maior coeficiente de dilatação se expandiria mais, no caso , o ouro.

   Assim sendo, o anel de aço encaixa-se sobre o anel de ouro devido ao maior coeficiente de dilatação deste, estando correta a alternativa E.
respondido por: marciamazur98
3

Resposta:

sesi agradece

Explicação:

tmjnt

Perguntas similares