• Matéria: Contabilidade
  • Autor: felipersneto
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Um conceito muito importante que aprenderemos diz respeito à esperança de vida, que de maneira geral representa quantos anos se espera que um indivíduo viva a partir de determinada idade. Muitos fatores influenciam a expectativa de vida de uma população, tais como:

I - Saneamento básico.

II - Índice de criminalidade.

III – Quantidade de filhos;

IV - Campanhas de vacinação.

V - Qualidade da educação.

Assinale a alternativa correta em relação às sentenças acima:

Alternativas:

a)
Apenas I e III e V são verdadeiras;
b)
Apenas I, II e IV são verdadeiras;
c)
Apenas III e IV e V são verdadeiras;
d)
Apenas I, II, IV e V são verdadeiras;
e)
Apenas II e III são verdadeiras.



2)
É importante entender o conceito básico que envolve o cálculo de preço (ou prêmio) de um seguro, seja de automóvel, saúde ou residência. Nos limitaremos a dizer que o cálculo do preço depende de duas variáveis:

Alternativas:

a)
Frequência e custo médio dos eventos;
b)
Oferta e demanda;
c)
Quantidade de furtos e colisões;
d)
Preço médio do mercado e Preço de compra;
e)
Tabela Molicar e Tabela Fipe.


3)
Pense em um indivíduo de 70 anos. Qual é o valor de P70, (probabilidade) supondo o total de pessoas vivas na idade 70 anos igual a 990.000 e o total de pessoas vivas na idade 75 anos igual a 935.200?

Alternativas:

a)
10,58%;
b)
94,46%;
c)
1,058%;
d)
0,94%;
e)
9,44%.


4)
Palavra muito usada para descrever fenômenos incertos, de natureza aleatória. Ela é definida pelo número de casos favoráveis em relação ao número de casos prováveis. Estamos falando de:

Alternativas:

a)
Risco;
b)
Incerteza;
c)
Probabilidades;
d)
Cálculos Atuariais;
e)
Insegurança.


5)
São instrumentos destinados a medir as probabilidades de falecer e de estar vivo das pessoas em cada idade. São apresentadas para cada idade a quantidade de pessoas, vivas, a quantidade de falecimentos, a probabilidade de sobrevivência, a probabilidade de falecimento e a expectativa de vida. Este é o conceito de:

Alternativas:

a)
Réguas de Mortalidade;
b)
Réguas de Natalidade;
c)
Medidores Vida;
d)
Tabelas de Sobrevivência;
e)
Tábuas Biométricas.

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
5

Olá!


1. Vamos analisar cada uma das assertivas a respeito de sua influência na expectativa de vida de uma localidade:

I - Saneamento básico: A presença de saneamento básico em uma localidade pode auxiliar na prevenção de graves doenças transmitidas pela ingestão e/ou contato dermal com água contaminada. Logo, a falta dela pode diminuir a expectativa de vida dos residentes dessa região, bem como sua presença pode aumentá-la. VERDADEIRO

II - Índice de criminalidade: O aumento da criminalidade pode ser visto como dificultador do aumento da expectativa de vida por dois pontos de vista: o das vítimas fatais de criminosos e o dos próprios criminosos, ambos tendo seu tempo de vida encurtado. VERDADEIRO

III - Quantidade de filhos: A quantidade de filhos que um casal (ou uma pessoa) tem não é um fator significativo no índice de expectativa de vida de uma localidade. FALSO

IV - Campanhas de vacinação: A ampla difusão de campanhas de vacinação auxiliam na conscientização para a correta imunização de crianças, adultos e idosos para doenças graves. Portanto, aumenta a expectativa de vida de uma população. VERDADEIRO

V - Qualidade da educação: A qualidade dos serviços públicos em geral (saúde, educação, segurança) pode afetar diretamente a esperança de vida em uma localidade. VERDADEIRO

Resposta: D) I, II, IV e V, apenas.


2. A precificação de seguros pode ser feita de diversas formas. Porém, geralmente, o preço do prêmio é baseado no histórico de sinistros relacionados ocorridos (ou seja, na frequência com que ocorrem as colisões, os furtos, etc.) e no grau de gravidade do sinistro a ser coberto pelo plano (ou seja, quanto valor monetário será demandado na resolução do sinistro).

Resposta: A) frequência e custo médio dos eventos.


3. A probabilidade atuarial é determinada pelo quociente do número de casos pretendidos e do número de casos possíveis. Na situação do exercício, os casos pretendidos são 935.200 (pessoas que saíram vivas dos 70 anos e chegaram vivas aos 75 anos) e os casos possíveis são 990.000 (o número total de pessoas com 70 anos). Então, P(70) = \frac{935200}{990000} = 0,9446 = 94,46%.

Resposta: B) 94,46%.


4. O exercício nos dá o conceito de probabilidade, e ela nada mais é do que a razão entre os casos favoráveis (procurados pelo usuário da probabilidade no cálculo) e os casos possíveis (conhecidos pelo usuário da probabilidade no cálculo).

Resposta: C) probabilidades.


5. O exercício nos dá o conceito e a aplicação das Tábuas Biométricas, instrumento utilizado nas ciências atuariais cuja função inclui a provisão do valor monetário de seguros de vida e afins.

Resposta: E) Tábuas Biométricas.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas similares