Respostas
Intervenções urbanas não mudam apenas a cara das ruas, elas também são importantes para mudar o ponto de vista das pessoas a respeito de um determinado assunto, propor uma discussão (como, por exemplo o que é ou não é arte, já que um homem andando de saia numa avenida movimentada de São Paulo pode ser considerado por muitos exemplo de manifestação artística).
Encontrar essas intervenções não é tão difícil. Dois dos artistas urbanos brasileiros mais conhecidos na gringa são Os Gemeos – Gustavo e Otávio Pandolfo. Outra referência de intervenção urbana é o coletivo britânico Banksy. E existe uma série de coletivos que trabalham com as intervenções.
Uma das últimas propostas é a do Curativos Urbanos, um grupo de jovens que, para se manifestar em relação aos buracos que tomaram conta dos centros urbanos, colocou band-aids grandes nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Até porque, “tratar” os buracos das cidades é uma forma de evitar quedas e acidentes que, consequentemente, machucariam a própria população.
Com a ação, o Curativos Urbanos também mostra que basta ter uma ideia bacana e criativa para protestar, para propor discussão, para cobrar melhorias.
O coletivo agora vai expandir a ação para outras cidades (quem sabe eles não pintam por Mogi, hein?) e também criar um aplicativo que aumente a participação dos cidadãos no projeto, permitindo que qualquer um ajude a mapear os buracos do Brasil. Dá uma olhada no vídeo dos caras!