O Traumatismo Cranioencefálico é considerado a maior causa de morte e deficiência em jovens. Acredita-se que o sexo masculino seja o mais afetado, entre 20 e 29 anos de idade. Os acidentes de automóveis (associado a álcool e drogas) representam a metade dos TCEs, seguido de quedas, assaltos e violências (com ou sem arma de fogo), esporte e recreação. O impacto econômico deste tipo de lesão é muito grande tanto para o indivíduo, quanto para a sociedade.
Com relação a fisiopatologia do Traumatismo Cranioencefálico com lesão difusa, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Lesão por aceleração, desaceleração e forças rotacionais que causam lesão axonal difusa, caracterizada por corte e retração nos axônios lesados.
b.
Pode ser causado por um simples impacto violento que faça o encéfalo se chocar contra a parede da caixa craniana a exemplo do ferimento por arma de fogo.
c.
O encéfalo pode ser afetado tanto no ponto do impacto do trauma quanto no lado oposto, que se choca contra a parede craniana homolateral.
d.
Os mecanismos fisiopatológicos são conseqüências da ação de forças externas sobre o tecido cerebral. Essas forças externas são: força de aceleração, desaceleração e frenagem.
e.
Lesão no local do impacto com o crânio. Pode ocorrer hematoma, edema, contusão ou laceração, ou combinação deles. Também pode ocorre “lesão de contragolpe”. É a lesão focal.
Respostas
respondido por:
5
Resposta a letra (A)
respondido por:
3
Lesão por aceleração, desaceleração e forças rotacionais que causam lesão axonal difusa, caracterizada por corte e retração nos axônios lesados. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás