• Matéria: Pedagogia
  • Autor: silviadouglasgowlqtx
  • Perguntado 8 anos atrás

13) (Enade 2016 – com adaptações) Leia os textos a seguir. “Na colonização brasileira, as mulheres indígenas eram tidas como ‘de sexo bom para fornicar, de braço bom de trabalhar, de ventre fecundo para prenhar’.” RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. “[...] a história social da casa-grande é a história íntima de quase todo brasileiro: da sua vida doméstica, conjugal, sob o patriarcalismo escravocrata e polígamo. [...] Nas casas-grandes foi até hoje onde melhor se exprimiu o caráter brasileiro: a nossa continuidade social.” FREYRE, G. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006. A figura abaixo ilustra a organização da família patriarcal brasileira. a. I, apenas. b. II, apenas. c. I e III. d. II e III. e. I, II e III.

Respostas

respondido por: caroolinecorrea
49

Olá, tudo bem?

Alternativa b) II, apenas.

Acho que faltaram algumas partes da sua pergunta , então pus ela anexo.

Dentre as afirmativas apresentadas pela questão vemos que a que melhor se enquadra é a letra B, pois, contrariando o que se afirma em "I" a violência contra a mulher É UMA EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL, justamente por ocorrer nas mais diversas classes sociais e meios culturais.

Em "III" vemos que o trecho incorreto é " por ser uma ocorrência de ordem privada, extrapola as competências de intervenção profissional do Serviço Social. " Apesar de a violência contra a mulher ocorrer no âmbito doméstico a mesma NÃO SE CONFIGURA COMO UM PROBLEMA DE ORDEM PRIVADA, e sim como um problema de responsabilidade social, que requer, dentre outros a ação dos profissionais do Serviço Social.

Espero ter ajudado =D

Anexos:
Perguntas similares