• Matéria: História
  • Autor: jessiklima
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual o motivo da formação da aliança Liberal e quais suas propostas??

Respostas

respondido por: Gustavo3G
26

Aliança Liberal foi uma aliança política efetuada em 1929 no Brasil, entre grande parte dos opositores a candidatura de Júlio Prestes à presidência. 

Surgiu em virtude da brecha criada no tradicional esquema de sucessão presidencial, dominado por São Paulo e Minas Gerais — a política do café com leite. Essa política, os estados se revezariam na escolha do presidente da república, cabendo a um presidente paulista apoiar um presidente indicado pelos mineiros nas eleições, e vice-versa. Graças a esquemas de fraude e manipulação (como a Comissão de Verificação dos Poderes e o Coronelismo), essa aliança sempre conquistava as vitórias, ainda mais porque não haviam oposições suficientemente fortes. 

Em 1929 o presidente paulista Washington Luís contrariou o esquema e indicou um paulista, Júlio Prestes, para sua sucessão. Precisava garantir os interesse paulistas frente aos impactos gerados pela Crise de 29. Descontentes, os políticos de Minas Gerais romperam com o Partido Republicano Paulista (PRP) e firmaram o apoio a candidatura de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Porém, inseguros quanto a uma derrota, procuraram aliar-se a outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul. Em 17 de junho de 1929 Antônio Carlos cedeu sua candidatura ao gaúcho Getúlio Vargas. Outros acordos foram feitos com a Paraíba, que indicaria o vice João Pessoa, e o Partido Democrático Paulista, rival do PRP. Em agosto era formalizada a Aliança Liberal (AL). Os líderes do movimento eram Afonso Pena Júnior e Idelfonso Simões Lopes.

Entre as bandeiras da Aliança Liberal (AL) estava o voto secreto, a independência do judiciário, a anistia para os tenentes envolvidos nas diversas rebeliões ao longo dos anos 20, a proteção à exportação do café e reformas sociais. 

A eleição de 1929 foi intensamente disputada, e a chapa aliancista acabou sendo derrotada. Várias denúncias de fraudes foram feitas, sem que isso tivesse qualquer resultado. 

João Pessoa acabou morrendo pouco depois, na Paraíba, em razão de conflitos pessoais com João Dantas. Isso acirrou ainda mais os ânimos da Aliança Liberal. Mesmo depois da derrota, alguns líderes do movimento haviam considerado a possibilidade do movimento revolucionário, o que veio realmente a acontecer em outubro de 1930 (Júlio Prestes assumiria a presidência em novembro). Com a Revolução de 1930, terminava a república velha, e o candidato da AL, Getúlio Vargas, chegava ao poder. 


Dá-se o nome de Revolução de 1930 ou Revolução de 30 ao movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que culminou com a deposição do presidente paulista Washington Luís em 24 de outubro. 

Em 1929 lideranças do estado de São Paulo romperam a aliança com os mineiros representada pela política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Presidente de Minas Gerais Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas. Em 1º de março de 1930 houve eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista Júlio Prestes, que não tomou posse em virtude do movimento armado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. 

Getúlio Vargas assumiu a chefia do "governo provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha. 
Contexto histórico 

A crise da República Velha havia se agravado ao longo da década de 1920, perdendo visibilidade com a mobilização do trabalhador rural, com as Revoltas nazifacistas e as dissidências políticas que fortaleceram as grandes oligarquias, ameaçando a estabilidade da tradicional aliança rural entre os estados de São Paulo e Minas Gerais (a "Política do café com leite"). 

Em 1926, setores que apoiavam o Partido Republicano Paulista (PRP) fundaram o Partido Democrático (PD), que defendia um programa de educação superior. Mas o maior sinal do desgaste republicano era a superprodução industrial, alimentada pelo governo com constantes “valorizações” do trabalho rural e generosos subsídios públicos. 
respondido por: paulamaiasilvapejwsi
70
A aliança liberal foi criada em agosto de 1929. Estes eram contra a futura posse da republica de Júlio Prestes - pois, o Presidente da época, Washington Luiz rompeu com uma politica do café com leite, que um ano sim e outro não, era um presidente paulista e um seguida um mineiro -
Seu objetivo era tomar a posse de qualquer jeito.
Perguntas similares