• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marizavasconceown5la
  • Perguntado 8 anos atrás

4Esta corrente da Psicologia concebe a aprendizagem como produto de um processo ativo, integrador e interativo entre o material de instrução (matérias) e as ideias relevantes da estrutura cognitiva do aprendiz, com as quais as novas ideias estão relacionadas de forma particular. O indivíduo adquire cada vez mais novas ações quando inserido em seu meio e aprende a relação entre ideias, abstraindo da experiência. Os comportamentos e conceitos são integrados e mantidos por processos cerebrais, como atenção e memória (BOCK, 2008). Esta teoria da aprendizagem teve muitas contribuições deDavid Ausubel.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva,2008.

A qual teoria refere-se o trecho citado?
a) Psicologia humanista.
b) Psicologia cognitiva.
c) Psicologia histórico-cultural.
d) Behaviorismo.
e) Psicanálise

Respostas

respondido por: juliocsfs
1
David Ausubel foi um grande estudioso da Psicologia com foco na educação, sendo um dos precursores da chamada Aprendizagem Significativa, que acredita que o processo de ensino-aprendizagem é beneficiado pela formação de conceitos, vinculando o conhecimento a ser aprendido com significados claros e intransferíveis para o aluno; o aprendizado deve ser a ponte entre o conhecimento acadêmico e o que o aluno já conhece de seu cotidiano.

Foi dessa forma um representante da Psicologia Cognitiva, que se opondo à aprendizagem puramente mecânica, acredita que a aprendizagem eficaz passa pela construção de informações significativas conectadas na mente do indivíduo, de forma que ela possa ser acessada adequadamente a qualquer momento, diferente de simples memorização.


Resposta B.
respondido por: Matheusieti
0

Um dos grandes expoentes para o estudo nessa área foi Piaget, que defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.

Deste modo, o indivíduo estaria condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, porém, biologicamente, discordando das reflexões de Vigotsky que é a favor do desenvolvimento a partir do meio e das relações da criança ao longo de seu crescimento.

Caso tenha mais interesse em psicologia e cognitivismo dê uma olhada neste link:

https://brainly.com.br/tarefa/1651248

Anexos:
Perguntas similares