Em sua opinião e a partir da palestra “Estilos de
Aprendizagem e Metodologias Ativas”, o que leva a esta pouca efetividade das
propostas de integração das Tecnologias e metodologias ativas ao aprendizado?
Existe resistência à implantação destas abordagens? Como preparar o educador
para esta nova realidade? Aproveitem e contem suas experiências sobre o tema.
Respostas
talvez seja a maneira que o professor utiliza, pois não adianta implantar uma determinada mídia em sala de aula, se que métodos e conteúdos sejam representados, uma vez que a escolha de uma abordagem, metodologia ou mídia em uma atividade de aprendizagem, devem ser conseqüência de um processo de design educacional como vimos na palestra, ela nos mostra varias maneiras, métodos, e idéias de como implementar ou trabalhar essas tecnologias de maneira que o aluno possa interessar em participar das aulas.
Talvez não exista resistências à implantação destas abordagens, mas sim falta de preparação. Talvez o professor não consiga utilizar essas tecnologias daí, não são bem sucedidas.
Deve-se prepara o educador para essa nossa realidade fazendo-o refletir a melhor forma de usar essas mídias, usar inovações como redes sociais, internet das coisas, FAB labs entre outros, precisa estar preparado para propor atividades pedagógicas que possibilitem aprendizagens significativas contribuindo para o processo de desenvolvimento dos alunos. Ou seja, devemos investir na criação de competências afetivas no protagonismo, na produção de bens e serviços, nas tomadas de decisões fundamentadas no conhecimento.