• Matéria: Filosofia
  • Autor: jefferson360
  • Perguntado 8 anos atrás

resumo do mito da caverna

Respostas

respondido por: priscilafreitaownizq
71
É basicamente uma parábola escrita por Platão. Resumindo, algumas pessoas nasceram e cresceram em uma caverna. Essas só podiam ficar de costas para a entrada, acorrentadas olhando para o fundo da caverna. Com isso, viam sombras do que acontecia lá fora, de animais, arvores e sempre imaginavam serem algo maior do que realmente era, como monstros etc. Uma pessoa conseguiu escapar da caverna e voltou para contar aos demais o que realmente havia lá fora e toda a beleza da natureza. Os que ainda habitavam a caverna, não acreditaram porque nunca haviam visto e mataram essa pessoa. Bom, a moral dessa história é basicamente que as vezes ficamos aprisionados à escuridão de nós mesmos e só podemos ser libertados pela luz da verdade. Espero ter ajudado um pouco.

jefferson360: obrigado me ajudou muito
respondido por: acecilia0104
7

                                        RESUMO

   Nessa história, alguns homens estão presos desde o nascimento dentro de uma caverna, por isso, para eles, aquele espaço é a única realidade existente.

    Na hipótese de que um deles fosse solto e explorasse a caverna, talvez sentisse, em um primeiro momento, certo incômodo. A luz do fogo, ofuscando sua visão, impediria que ele olhasse diretamente para os objetos cujas sombras são projetadas no fundo. Talvez pelo desconforto e pelo estranhamento, o indivíduo livre supusesse que as sombras fossem mais reais do que os objetos agora observados

     Se o arrastassem para fora da caverna, seus olhos doeriam em contato com a luz do sol. Seria necessário um tempo para que ele se habituasse ao mundo fora da caverna e pudesse apreciar a verdadeira realidade.  Primeiro ele olharia as sombras ou os reflexos das coisas e dos seres da natureza. Em seguida, observaria as próprias coisas e os próprios seres. E, finalmente, poderia contemplar diretamente o sol e perceber que ele determina a mudança das estações, é a referência para a criação de nosso calendário e torna possível percebemos todo o mundo visível.

Perguntas similares