5) Na proposição composta, se uma proposição tem relação com a outra, poderíamos relacioná-las. Não é nosso objetivo, mas pense: como analisaria cada uma em separado? Por isso, com as seguintes três proposições unidas por um "e" e um "ou", diga individualmente a veracidade de cada uma delas.
Sou rica e bem-sucedida, ou mentirosa.
Observe-se novamente que, para não gerar paradoxo nas proposições compostas, analise cada uma individualmente.
a) Cada uma pode ser verdadeira ou falsa individualmente.
b) A primeira e a segunda proposições devem ser contrárias à terceira. Respeitando esta regra, podem ter qualquer valor.
c) Todo mundo mente uma vez na vida, o que o faz ser mentiroso. Porém, quanto às condições de rico e bem-sucedido, nada podemos afirmar, uma vez que não temos certeza do sujeito (sujeito oculto).
d) "Rica" e "bem-sucedida" são adjetivos relativos, uma vez que dependem de parâmetros, mas mentiroso todo mundo é. Por exemplo, se você concordar com esta alternativa, estará mentido.
e) Se é rica, pelo padrão social, deve ser bem-sucedida. Se é mentirosa, nada tem a ver com as duas primeiras proposições.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
"Sou rica e bem-sucedida, ou mentirosa" não é uma proposição composta (ou molecular). Aliás, nem sequer é uma proposição simples (atômica), justamente por faltar-lhe sujeito, sob o ponto de vista da Lógica. Quem é rica e bem-sucedida, ou mentirosa? No campo da Gramática, se a frase ou oração "Sou rica e bem-sucedida, ou mentirosa" estiver contextualizada, então dará para determinar o sujeito. O sujeito seria oculto, porém determinado ou determinável. Mas, para a Lógica, não tem jeito, é preciso saber de quem se está falando.
Explicação:
respondido por:
15
Resposta:
letra a
Explicação:
Cada uma pode ser verdadeira ou falsa individualmente.
Uma vez que não estudamos, aqui, a relação entre as proposições.
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás