• Matéria: Artes
  • Autor: mykaelle2330
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a diferença entre o princípio do humanismo presente no renascimento e o antropocentrismo utilizado pela antiguidade grega clássica?

Respostas

respondido por: Matheusieti
2
Boa tarde! 

Com base no enunciado acima, podemos apresentar os seguintes princípios: 

O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica se constituindo como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.

O Antropocentrismo Grego clássico, foi uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, ou seja, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem, sendo que as demais espécies, existem servir ao homem.
respondido por: EduardoPLopes
0

As duas principais diferenças entre o princípio do humanismo dos renascentistas e do antropocentrismo dos gregos clássicos são a noção de progresso e a ideia de um legado.

Os renascentistas viam o humanismo como uma forma de garantia do progresso: desejavam, por meio destes valores, construir, no futuro, um mundo mais justo, mais igual e que respeitasse a dignidade humana, enquanto que os gregos clássicos não acreditavam na tese de um progresso técnico progressivo - para eles, a humanidade tendia à corrupção, e não ao progresso.

A outra diferença é no sentido do legado: o humanismo buscava resgatar um legado cultural greco-romano, restabelecendo valores que a humanidade já havia adotado, enquanto que os gregos eram originais neste sentido.

Há, além disto, ainda uma terceira diferença importante: para os gregos o fato do ser humano ser um caso especial - o centro do universo - era algo inquestionável, enquanto que os renascentistas - por exemplo, com o modelo heliocêntrico - botavam esta tese em cheque.

Mais sobre o papel da Grécia e de Roma na formação do mundo moderno em:

https://brainly.com.br/tarefa/15292506

Anexos:
Perguntas similares