Respostas
Hormônio liberador de gonadotrofina (também conhecido pela sigla GnRH, do inglês Gonadotropin-Releasing Hormone) é um hormônio dipeptídico produzido no hipotálamo e causa a liberação dos hormônios FSH e LH ( folículo-estimulante, respectivamente e hormônio luteinizante), que vão atuar estimulando as gônadas dos animais mamíferos, que são os ovários para as fêmeas e os testículos para os machos.
No ano de 1971, Matsuo determinou a estrutura molecular do GnRH como sendo um decaptídeo. Este hormônio se liga aos receptores de membrana presentes nas células da adeno-hipófise, ativando a adenilciclase e, conseqüentemente, elevando a formação de AMP cíclico (AMPc) a partir de ATP dentro das células, estimulando, desta forma, o aumento de retenção de cálcio, e ainda, a ativação da proteína quinase C, resultando em síntese e secreção dos hormônios LH e FSH .
O GnRH é responsável por regular indiretamente a atividade gonadal por meio de estímulos da secreção de LH e FSH pela hipófise. A frequência e amplitude dos pulsos de GnRH e gonadotrofinas são responsáveis pelo controle da atividade gonadal e, consequentemente, das funções reprodutivas.