• Matéria: ENEM
  • Autor: Alekson456gabriel
  • Perguntado 8 anos atrás

Essa minha redação modelo Enem , na sua opinião , vale quanto?

Tema: A xenofobia em discussão no século XXI

Comenta-se com freqüência a respeito da xenofobia no Brasil e no mundo, uma vez que esse problema afeta proporcionalmente todas as camadas sociais. Isso se deve a visão mesquinha e supérflua de pessoas que insistem em denegrir cidadãos de diferentes culturas , religiões e países ; a aversão ao dessemelhante, cujo revés gira em torno do ódio a civis de origem estrangeira . Além disso , os refugiados sírios , que são comparados como terroristas e extremistas fundamentalistas . Portanto , há que se avançar quanto a esse assunto .

Acerca do xenofobismo, verifica-se que tal realidade ainda é fortemente entrelaçada a aspectos rotulativos e depreciativos que tem por finalidade atacar de forma direta os emigrados, seja pela sua múltipla multicultural idade , seja pela sua grande miscigenação de línguas . Ademais, o ódio a civis de origem estrangeira , ao qual tais vítimas estão inseridas acabam por corroborar para que tal problemática venha a se intensificar cada vez mais ao passar dos anos em nosso país . assim, entender que esse problema é,de fato, uma conjectura a ser resolvida, passa a ser uma tarefa de fôlego , já que o obstáculo a ser ultrapassado é grande.

Percebe-se ainda que esse tema , pouco vinculado em meios de comunicação , traz consigo um contexto ainda maior , que envolve o julgamento prévio e misógino acerca dos refugiados sírios que são sub-julgados de forma eloquentemente errônea ,sendo constantemente taxados de fundamentalistas , assassinos , estupradores e dentre outros adjetivos pejorativos que não valem apena de serem lembrados . isto é ,os sarracenos que em nosso país residem foram transformados em espécies de monstros , ideia difundida por mentes retrógradas que , por sua vez , não toleram o diferente . Dessa forma , devemos nos atentar objetivamente para com esse problema .

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de se entender esse problema e propor medidas que, entre outras, tornem mais eficazes propostas já lançadas e amenizem - ou até resolvam - essa questão.A internet pode colaborar com o processo de mobilização através de boletins, emails, listas de discussão, blogs, twitters e sites. Ademais, lideranças comprometidas com a causa da educação devem procurar  mobilizar a sociedade em amplo movimento que envolva a todos, transformando esse tema na grande prioridade do Brasil. Abrir o debate para toda a sociedade é ponto de partida para toda transformação social. Isso mostra que cada comunidade pode fazer sua própria estratégia de adoção do sistema de acordo com sua realidade. Por fim,a iniciativa privada, por exemplo, pode disponibilizar sua capacidade de gestão e seus investimentos em prol da articulação para fortalecimento do processo. As ONGs podem se responsabilizar por atividades complementares. Os pais podem se comprometer com uma participação mais ativa. E as secretarias de educação podem propor parcerias com as pastas de Planejamento e Desenvolvimento Social.  Assim  , poderemos sonhar  e construir uma sociedade mais fiel aos ideais e princípios da constituição.



Respostas

respondido por: chamanoprobleminha
2
No primeiro parágrafo as ideias ficaram um tanto confusa. No quarto parágrafo eu tiraria a frase ''
transformando esse tema na grande prioridade do Brasil', pois a questão da Xenofobia deveria ser combatida no mundo todo. Mas em geral, o texto está ótimo e , mocinho, eu queria muito ser a autora de um texto como esse, kkkkk. Nota 9. Espero ter ajudado <3

Alekson456gabriel: Muito obrigado pelo comentário positivo , vou analisar esses pontos que a senhorita destacou .
Perguntas similares