• Matéria: História
  • Autor: sabrinaluizame1327
  • Perguntado 8 anos atrás

analise a influencia teorica-politica do movimento iluminista e da revolução francesa no processo de independencia da america latina.

Respostas

respondido por: bokomoko
0
As colônias da américa latina eram consideradas o fim do mundo pelos europeus. Assim como tinham desdém pelas terras, também tinham desdém pelas pessoas que aqui habitavam, a começar pelos índios e passando pelos pobres que eram descendentes dos primeiros colonos.

Essa cultura de superioridade europeia sobre a latino américa sempre foi estimulada para facilitar o controle da metrópole europeia sobre as colônias latino-americanas. Havia um interesse em fazer com que os povos da latino américa achassem mesmo que eram menos que os europeus. Essa cultura até hoje ainda existe. Chamamos hoje em dia de "complexo de viralata". Tudo que vem da Europa (ou dos Estados Unidos, a nova metrópole) é bom.

Com o iluminismo a ideia de que todos nascem iguais e merecem as mesmas oportunidades, e que cada um vai se dar bem tanto quanto for o seu esforço fez com que os latinoamericanos começassem a pensar de forma mais positiva sobre si mesmos, se julgando então mais capazes e assim promovendo os movimentos reivindicatórios contra os colonizadores europeus.

Com os anos, os nativos começaram a se instruir, a se desenvolver e a questionar os europeus, coisa antes sequer imaginada.

 
Perguntas similares