Respostas
a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
Correto. Essa é uma das características da poesia na segunda geração modernista (1930 - 1945). Foi nessa geração que a poesia modernista consolidou-se.
b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo.
Errado. O experimentalismo, neobarroquismo, cultismo e o gongorismo pertencem a movimentos literários diferentes.
c) Seus principais representantes foram João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Mario Quintana.
Correto. Cada um dos desses artistas tinham estilo próprio, mas atendendo a um objetivo, a poesia moderna. A poesia na segunda geração representou um estágio de amadurecimento em relação às conquistas alcançadas na primeira geração.
d) A segunda fase do Modernismo foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas. Assim, nos anos de 1930 a 1945, a poesia modernista consolidou-se e alargou seus horizontes temáticos.
Correto. Vale lembrar que a prosa também teve a sua importância durante essa fase modernista, com Graciliano Ramos e Jorge Amado, por exemplo.
Espero ter ajudado.
Resposta: acredito que seja a letra C
Explicação:
pois João Cabral de Melo Neto foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Conhecido como “poeta engenheiro”, ele fez parte da terceira geração modernista no Brasil,