• Matéria: História
  • Autor: luisebouvierowjh8t
  • Perguntado 8 anos atrás

Como se justifica o poder do rei na mesopotâmia?

Respostas

respondido por: Yasmindesantana
34
A Lista de Reis Sumérios, escritas no II Milênio Antes da Nossa Era, fornece o nome de reis com o período de duração de seus reinados, dinastia por dinastia, concluindo com os nomes conhecidos dos reis de Terceira Dinastia de Ur e seus sucessores de Isin. Esta moldura cronológica fornece uma visão bastante difusa da história da Suméria e Ágade depois dos tempos pré-históricos. A monarquia era considerada como uma instituição dada os seres humanos pelos deuses. Eridu era a povoação mais antiga, tendo sido habitada continuamente pelos sumérios, além de ser o centro mais antigo da civilização suméria. A Lista de Reis Sumérios tratava de dinastias contemporâneas como sucessivas. Em termos históricos, nenhum rei estendeu seu domínio e controle além das cidades-estado, até a chegada ao poder de Sargão, O Acádio. 

Na Lista de Reis Sumérios, antes do dilúvio se refere a tempos proto-históricos, e depois do dilúvio, a tempos históricos. A parte anti-diluviana da Lista de Reis Sumérios em geral é tida como o Período Dinástico Anterior I, bem como a única fonte de informações para o período. Depois que o dilúvio havia ocorrido por toda terra e que a monarquia tinha descido à terra dos céus Kish tornou-se o centro da monarquia, passando depois de Kish para Uruk. Alguns reis de Kish e Uruk listados na Lista de Reis Sumérios também são mencionados em mitos e lendas em sumério e acádio, tais quais Enmerkar, Lugalbanda, Dumuzi, Gilgamesh e Etana. A dinastia seguinte a Uruk é a de Ur, também identificada em inscrições existentes.
respondido por: EduardoPLopes
2

Na antiga Mesopotâmia o poder era justificado por meio da religião e da tradição, de modo que os governantes eram sempre descendentes de antigas famílias nobres e o seu poder era justificado como estando de acordo com os desígnios dos deuses.

Como este papel da religião impactava a sociedade mesopotâmica?

O fato do poder político ser justificado pela tradição religiosa fazia com que os sacerdotes fossem a classe socialmente dominante na Antiga Mesopotâmia, sendo os mais próximos do Rei e realizando uma série de importantes funções na administração pública.


Mais sobre a Mesopotâmia em:

https://brainly.com.br/tarefa/15185028

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares