O combate ao analfabetismo é uma intenção recorrente na história da educação no Brasil Jayme Abreu em 1963, considerava que a campanha nacional de erradicação do Analfabetismo era uma falácia, pois suponha ser possível, a supressão da miséria das condições de atraso que inelutavelmente seguiam o aumento ou diminuição de analfabetos por processos puramente didático-escolares e não técnicos-econômicos, como se o analfabetismo não fosse o produto de determinada forma ou expressão de determinada o período de organização de relações sociais, cuja permanência produz, inclusive, o analfabetismo de retorno, recorrente ou regressivo"(ABREU, 1963).
na época, essa oposição de Abreu implicava o que?
Respostas
respondido por:
1
Olá, amigo(a)!
Jayme Abreu sugeriu em suas propostas a implementação de um planejamento no desenvolvimento da escola. Abreu justificou essa implementação desse planejamento como forma de melhor organizar a educação, erradicando o analfabetismo e melhorando o grau de desenvolvimento do país.
Para ele, o analfabetismo e o baixo desenvolvimento do país possuem uma relação estreita. A falta de desenvolvimento implica no aumento do analfabetismo, e por conseqüência, quanto mais pessoas analfabetas menor é o desenvolvimento econômico. As pessoas analfabetas teriam dificuldades no acesso aos bens de consumo e bens de produção.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás