• Matéria: Pedagogia
  • Autor: pedalaura1
  • Perguntado 8 anos atrás

Discursiva: A família é o primeiro grupo social da qual a criança faz parte. Na atual conjuntura que a sociedade se encontra, conceituar o termo família é algo ilusório. Por ser uma entidade dinâmica, está sempre se alterando e se formando de diferentes formas, fato este que impossibilita a conceituação única do termo família. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em seu volume 1, “Introdução” (1998, p. 76), destaca a importância de se rejeitar a ideia de que existe somente um tipo de família, uma vez que os enfoques mais recentes compreendem a família como “uma criação humana mutável, sujeita a determinações culturais e históricas, que se constitui tanto em espaço de solidariedade, afeto e segurança, como em campos de conflito, lutas e disputa”. A escola teve, portanto, seu papel ressignificado, considerando as mudanças da sociedade. Porém, apesar das mudanças da conceituação do termo família e do estereótipo, o seu papel perante a sociedade se perpetua, o de cuidar e educar seu filho, bem como da sua integração com a escola onde ele estuda. Com base nos fundamentos apresentados, elabore um texto reflexivo de 10 a 15 linhas, destacando como deve acontecer a integração entre família e escola, visando o pleno desenvolvimento da criança de educação infantil.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0
Boa tarde!

Com base no texto, podemos compreender o seguinte: 

O desenvolvimento da criança esta ligado as suas relações sociais. E,  seu primeiro contato com a escola depende de uma série de questões que serão desenvolvidas conforme sua inclusão dentro deste âmbito escolar. 

Partindo deste princípio, é possível observar que no processo de alfabetização, não só os educadores mas os pais, precisam estar atento ao aprendizado da criança, pois essa relação de comunicação e interação, professor x pais x aluno é de grande importância não só para o aprendizado mas também para sua segurança. 

Deste modo, conforme dito no parágrafo acima, a criança se sentirá mais segura para aprender tendo os pais e o educador a auxiliando em seu desenvolvimento, porém, crianças que carecem de uma inclusão social, devido as condições financeiras e questões que são cotidianas em colégios como CIEP's e escolas próximas a favelas e morros, precisão do apoio não só do professor mas da direção e gestão do colégio, bem como assistentes sociais que forneçam uma base na escola que ela não possui em casa.

Por fim, a complexidade da relação família x escola merece ser avaliada constantemente, assim como a educação como um todo precisa estar melhor preparada pra um processo de inclusão social dos alunos carentes. 
Perguntas similares