durante o século XIX, liberalismo e socialismo foram, aos poucos, constituindo-se como importantes forças politicass na europa reuna se com um colega e juntos discutam sobre como esses movimentos influenciaram nos acontecimentos na frança em 1830 e 1848
Respostas
Devemos compreender que esse período do século XIX foi resultado das intensas transformações sócias ocorridas no século anterior, como a Industrialização (Revolução Industrial), a Revolução Francesa, a Independência do Estados Unidos e a implantação do parlamentarismo na Inglaterra. Tais movimentos fizeram ascender a classe burguesa ao poder, tirando o poder das antigas famílias monárquicas e suas dinastias, tendo como símbolo o governo de Napoleão Bonaparte que garantiria toda uma liberdade econômica não vista dentro do Antigo Regime. Mas com sua queda e a criação do Congresso de Viena (reunião da famílias monarcas) acontece um redefinição da geopolítica europeia, pautado por um discurso antiliberal.
Mas essa tendência conservadora teve que enfrentar contestações intensa em todo o século XIX, devido a quebra das liberdades econômicas, a miséria do operariado e a ausência de direitos, a insatisfação popular se tornou o grande motor das contestações das estruturas vigentes. Principalmente a classe trabalhadora, que passa a ser oprimida tanto pelos monarcas que retornam ao poder como pelos burgueses que são seus chefes nas fábricas e garantem péssimas condições de trabalho, fomentando cada vez mais o desejo pela implantação de uma sociedade socialista.
Na França, o retorno do absolutismo é marcado por ampla opressão aos seus opositores. Até que em 1830, a alta burguesia, descontente com o panorama econômico do país, organizam revoltas que conseguem derrubar o rei Carlos X, assumindo Luís Felipe, satisfazendo os interesses econômicos da alta burguesia e favorecendo o desenvolvimento do capitalismo francês, mas intensificava a miséria dos trabalhadores.
Com disputas políticas, aumento da miséria, péssimas colheitas, greves operarias se torna insustentável o governo de Luís Felipe, e assim a burguesia liberal e o operariado se unem para a derrubada do governo em 1848. Implantando um governo provisório que implanta uma nova república, com liberdade de impressa, abolindo a escravidão nas colônias francesas e garantindo o sufrágio masculino. Mas só que na implantação do parlamento francês os burgueses dominam todos as vagas e deixando de lado o operariado que participou da revolução.
Nesse mesmo ano, Marx e Engels lançam o livro “Manifesto do Partido Comunista”, convocando o operariado a se unir e lutar contra as injustiças do capitalismo, influenciando todo um contexto político para o surgimento de um socialismo mais sólido e cheio de teorias para serem colocadas em pratica. Tanto que em 1871, influenciaria na implantação da Comuna de Paris, com a tomada do poder pelos trabalhadores e a implantação de um governo socialista.