Respostas
A Bíblia ensina que Deus criou todas as coisas: “e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas…” (Ef 3:9) e que Ele não foi criado por ninguém: “Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último” (Ap 1:17) “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Ap 22:13) “Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” (Is 43:10). Como entender isto?
A origem eterna é um dos mistérios da Divindade que não temos como explicar. Se Deus pudesse ser totalmente entendido, ele não seria Deus, mas um ser humano. Alguém disse: “para entender um gênio, somente um gênio, para entender a Deus, somente um Deus”. Não podemos colocar Deus num laboratório para dissecá-Lo, pois Ele é transcendente e foge à compreensão humana.
Para nós é difícil a idéia de que alguém não tenha uma origem pelo fato de nossa mente, mesmo inconscientemente, ser programada pela filosofia grega, para a qual tudo tem que ter um início e um fim. Conquanto, acredito que a filosofia grega possui muitas coisas positivas, não creio que devamos nos prender a um tipo de pensamento apenas, mas acredito que podemos também, em certas circunstâncias, pensar como hebreus que não se preocupavam tanto para saber Como as coisas acontecem, mas Para que acontecem. Para mim, não é o cristão quem está preso à fé, mas sim um ateu que está atado a uma linha de pensamento apenas, que só admite a lógica.
Como poderia uma mente finita compreender alguém infinito? É como querer colocar todo o oceano em um simples copo de água. O Senhor ainda não nos revelou isto (como pode existir eternamente) porque nossa mente não está apta para entender, precisamos ser transformados na volta de Jesus para termos um intelecto capaz de compreender melhor as coisas. Não nos esqueçamos que a razão humana não é a mesma que a razão Divina: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”(Is 55:8-9).
Além de nossa mente finita e limitada não poder entender isto, este assunto não é necessário para a nossa salvação; se o fosse, Deus o teria revelado na Bíblia. Tudo o que é vital para nossa salvação o Senhor revelou nas Escrituras.
Retirado do site: http://esperanca.com.br/2015/01/21/de-onde-deus-surgiu/
No princípio Deus criou os céus e a terra, e segundo Gn 2,4: esta é a origem dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou. Precisamos entender que para as pessoas da época bastava isso. Na Bíblia Deus criou os céus e a terra e não há uma preocupação em afirmar o que foi feito primeiro ou em ordem. O importante é entender que tudo vem de Deus, no contexto em que o grupo se encontrava no Exílio da Babilônia. Para nós hoje, muitas vezes que queremos precisar as coisas, como que para comprovar cientificamente o que foi feito por Deus, é necessário buscar na Bíblia argumentos para tal. Porém, a Bíblia não pode ser vista como um livro de ciências, ou de geografia, e de história. Precisa ser lido à luz da fé.
Para a época em que o texto foi construído entendia-se o mundo no contexto de céus e terra em unidade e por isso não havia uma necessidade em dizer o que surgiu primeiro. A respeito da criação veja neste site o artigo: A compreensão bíblica a cerca da criação .
Retirado do site: http://www.abiblia.org/ver.php?id=2119Certo que não fui eu que respondi sua pergunta mas de qualquer modo espero ter ajudado!