No jogo de caça-monstros para smartphones, que usa realidade virtual, os jogadores devem caminhar por diversos pontos de uma cidade, a fim de encontrarem monstros virtuais para a sua coleção e promover a sua evolução. Em julho do corrente ano, estima-se que aproximadamente 10 milhões de pessoas tenham jogado esse game somente nos Estados Unidos. Supondo que esses jogadores utilizem duas horas do dia para jogar, caminhando a uma velocidade de 1m/s e sabendo que em uma caminhada, gasta-se, em média, 4200J de energia por quilômetro percorrido, a potência média despendida associada a essa população de jogadores, em MW é igual a
a)12
b)20
c)42
d)72
e)84
Respostas
A potência média despendida associada a essa população de jogadores é igual a 42 MW.
Se os jogadores faziam uma caminhada de duas horas a uma velocidade de 1 m/s, temos que a distância total percorrida é de 2*60*60*1 = 7200 m ou 7,2 km.
Como a energia gasta por quilômetro percorrida é de 4200 J, temos que por caminhada, cada jogador gastou ao todo 4200*7,2 = 30.240 J por dia. Logo, como o mês de julho tem 31 dias, a energia gasta por 10 milhões de jogadores foi de:
E = 30.240 * 10⁷ *31
E = 937.440 * 10⁷ J
Potência é energia por unidade de tempo, então, como cada jogador jogou por duas horas por dia durante 31 dias, o tempo gasto foi de:
t = 2*60*60*31 = 223.200 s
Portanto, a potência foi de:
P = E/t
P = 937440.10⁷/223200
P = 4,2.10⁷ W
P = 42 MW
Resposta: C