• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Analisando o caráter "altura da planta", realize o cruzamento entre plantas de ervilhas altas e baixas, obedecenod ao mesmo esquema feito por Mendel nas gerações parentais F1 e F2. Nesse cruzamento, você deve obter :
F1- 160 plantas de ervilhas
F2- 120 plantas de ervilhas;
Planta alta=dominante (B)
Planta baixa= recessiva(b)

Respostas

respondido por: giovannisantana03
44
Olá, 
Primeiramente vamos objetivar entender o padrão de herança de tal característica, e ao encontrarmos isso, estaremos fazendo a mesma coisa que Mendel fez. Para a geração P, devemos separar linhagens puras, ou seja, linhagens que temos certeza que ambos são homozigotos. Isto é uma fase antes mesmo de começar o experimento então julgaremos que nossas plantas já são puras.

Geração P: BB (grande) x bb (pequena)
Como prole obteremos: 100% dos indivíduos Bb e apresentando o fenótipo grande, esta também pode ser chamada de F1.


Agora, para seguirmos os passos de Mendel, devemos intercruzar os indivíduos da F1, ou melhor, pegar dois indivíduos da F1 e lhe fazerem cruzar. Cruzamento F1: Bb (grande) x Bb (grande)


Como resultado, na F2, obteremos uma porção de 1:2:1 genotipicamente, e fenotipicamente 3:1. A característica recessiva volta a aparecer na F2, confirmando que este é um padrão de herança de dominância completa, assim como Mendel fez.

Para aplicar ao resultado de ervilhas já proposto pelo exercício basta fazer algumas continhas matemáticas básicas de divisão.
Perguntas similares