Respostas
Para a separação da dupla fita inicialmente teremos a participação DNA helicase, que reconhece a origem de replicação e desenrola a fita resultando em duas fitas simples antiparalelas.
Após isso teremos as proteínas de ligação à cadeia de DNA simples(do inglês sigla SSB) que possuem uma função muito importante, como o próprio nome já diz, as mesmas se ligam às fitas simples e impedem que elas voltem a se parear, permitindo a estabilidade da forquilha de replicação.
O grupo das DNA polimerase são outras enzimas que dão continuidade ao processo, e são responsáveis pela formação de uma nova fita através de uma fita molde. Elas só replicam através da extremidade 5' e também não sintetizam de novo, ou seja, elas não sintetizam do nada, precisam de um molde para adicionar os nucleotídeos. Na fita contínua, só a DNA polimerase III será necessária para a síntese de uma nova cadeia, já na outra fita ( lagging) , serão precisas outras enzimas, visto que, como citado anteriormente, a polimerase só sintetiza através de uma extremidade 5' livre e precisa de um iniciador. Esse iniciador ou primer será sintetizado pela DNA primase. A DNA polimerase I irá remover esses primers e a DNA ligase, irá unir os fragmentos (fragmentos de Okazaki) formados nessa fita para a formação de uma fita contínua, ela também serve para fazer pequenas correções ocorridas durante esse processo.