. Um paciente é portador de rara doença autossômica recessiva denominada Urbach-Wiethe. A amígdala dele encontra-se amplamente danificada em cada um dos hemisférios cerebrais, mas não há lesões detectáveis no hipocampo ou no neocórtex temporal. Não demonstra deficiências motora ou sensorial significativas, défictis de inteligência, memória ou linguagem. No entanto, exposto à situação em que deve escolher uma dentre uma série de fotografias de expressões faciais de emoção, é capaz de identificar tristeza, desgosto e felicidade, mas não medo. Com base nas informações acima, é correto afirmar que neste caso: A. Demonstra que o hipocampo, mas não a amígdala, exerce papel relevante para a experiência do medo em humanos. B. Sugere o importante papel das emoções em funções complexas do encéfalo, tais como reconhecimento, identificação e decisão. C. Torna claro que o sistema límbico é responsável pelas funções cognitivas superiores que envolvem processos de escolha. D. Constitui a base para a classificação das emoções em níveis que se correlacionam com diferentes mecanismos neurofisiológicos. E. Comprova que a emoção exerce grande influência sobre as faculdades cognitivas ligadas á memória, mas não á linguagem.
Respostas
Sobre a doença de Urbach-Wiethe, a alternativa correta é:
B) Sugere o importante papel das emoções em funções complexas do encéfalo, tais como reconhecimento, identificação e decisão.
No caso apresentado, as regiões das amigdalas que estão danificadas impedem que essas percebam o medo ou sintam medo, isso é um problema, pois elas são incapazes de julgar o que é ou não perigoso com clareza.
As emoções relacionadas ao medo não são reconhecidas, e isso revela um importante papel no processo de reconhecimento, identificação e decisão.
Se não somos capazes de perceber uma emoção humana, também não a sentimos, e se não sentimos, não temos informações sobre como proceder em situações que demandariam essa capacidade.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5554295