O termo “estruturalismo” é muito abrangente, pois está relacionado a diversos campos de saberes – psicologia, arquitetura, sociologia etc. Para os filiados ao campo de saber da Linguística, o termo apresenta significações específicas sobre a língua, os principais autores e obras. Diante disso, assinale a alternativa correta que retrata o movimento estruturalista nos limites da Linguística.
ALTERNATIVAS
O movimento estruturalista, dentro do campo da linguística, significa um novo olhar no modo como a língua passou a ser refletida, por meio da obra Vigiar e Punir, de Michel Foucault.
O movimento estruturalista, dentro do campo da linguística, significa uma junção das teorias das gramáticas especulativa e da de Port-Royal compiladas no livro do comparatista Franz Bopp.
O movimento estruturalista, dentro do campo da linguística, significa um novo olhar no modo como a língua passou a ser refletida, por meio do filme Titanic, de James Cameron.
A palavra "estruturalismo" vem do latim strutura e do verbo struere que significa construir. Por isso, sua base etimológica limita sua interpretação somente aos campos de saberes da engenharia civil e da arquitetura.
O movimento estruturalista, dentro do campo da linguística, significa que a língua passou a ser refletida como um sistema que foi desenvolvido por Ferdinand de Saussure e descrito na obra Curso de Linguística Geral.
Respostas
respondido por:
1
Olá!
A alternativa correta é a última, ou seja, a que seria a alternativa E. Ferdinand Saussure é considerado o pai da Linguística moderna e inaugurou o estruturalismo como teoria com o livro Curso de Linguística Geral, que, na realidade não foi escrito por ele, mas sim por seus alunos com base nas aulas que ele dava na Universidade em Genebra.
As alternativas A, C e D podem ser descartadas em um primeiro olhar, pois já não correspondem ao enunciado que solicita que a alternativa esteja nos limites da Linguística.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás