9ª QUESTÃO
Numa unidade de saúde, o Serviço Social é procurado pelo chefe da equipe médica da Gerontologia, que solicita a intervenção junto a um paciente de 72 anos internado, o qual se encontra de alta e a família se recusa a levá-lo para casa. Esta alega não ter condições para assumir o idoso, visto que ele demanda cuidados. Observou-se também que, ao longo da internação, a família se mostrou ausente e desinteressada em relação ao paciente. Considerando os estudos da disciplina de Gerontologia Social, o profissional deveria:

I. Proceder a uma leitura da realidade que demanda sua ação de trabalho enquanto equipe, para intervir sobre ela com vistas a fornecer subsídios ao grupo familiar para levar ao conhecimento do paciente a compreensão do enfrentamento das dificuldades.
II. Convocar a família e informar-lhe que, de acordo com a matricialidade sociofamiliar estabelecida pela PNAS, cabe a ela, enquanto instância primordial de amparo social, prover as necessidades sociais dos seus membros.
III. Encaminhar o caso para a Promotoria Pública, denunciando a família por abandono do idoso.
IV. Providenciar local para a transferência do paciente.
V. Recusar-se a intervir no caso, já que o paciente precisa ser transferido para uma unidade de saúde de longa internação, em face da necessidade de cuidados, e que transferência é atribuição do médico.

Das afirmativas acima está(ão) correta(s):

ALTERNATIVAS

Somente a alternativa I.


Somente as alternativas II, III e V.


Somente as alternativas II, III e IV .


Somente as alternativas II e V.


Somente a alternativa II.

Respostas

respondido por: nhapetatelie
0

Olá, amigo!

Conforme verificamos na situação descrita, trata-se de um paciente com as capacidades limitadas, sem autonomia, necessitando de cuidados intensivos e amparo social. A família, desinteressada, não se faz presente e não procura dar o amparo necessário para o idoso. Além disso, não parece estar interessada em levá-lo para casa.

A matricialidade sociofamiliar estabelecida pela PNAS corresponde à cooperação entre os membros da família de forma a se apoiarem conforme as orientações. O paciente, certamente pela avançada idade, não tem condições de discernir sobre a situação colocada (por tal motivo a alternativa I é incorreta). Além disso, a equipe do Serviço Social tem a atribuição de intervir no caso, auxiliando no encaminhamento do paciente (por isso a alternativa V é falsa).

Assim, a resposta correta para a questão é da letra C - Somente as alternativas II, III e IV .

Espero ter ajudado!

Boa sorte!




Perguntas similares