Conforme a população cresce, a pressão por recursos naturais também aumenta e, consequentemente, eleva-se o risco de extinção de muitas espécies animais, incluindo aves, mamíferos, peixes, répteis e vegetais. Isso ocorre em grande parte devido à superexploração de espécies tanto da fauna quanto da flora (SAMPAIO, et al., 2017). Sobre as consequências ecológicas desse uso intenso e declínio da biodiversidade, assinale a alternativa correta:
Respostas
Olá!
Parece que a questão está incompleta, faltando as alternativas. Mesmo assim, vou tentar te ajudar.
Sobre as consequências ecológicas do uso contínuo e intenso e o declínio da biodiversidade, podemos prever que se a exploração sem controle continuar por mais alguns anos, a extinção de várias espécies será tida além de certa, como antecipada. Existem provas de que a diversidade e o número de indivíduos não sejam suficientes para garantir a sobrevivência de várias espécies. A biodiversidade é peça chave para o bom funcionamento de qualquer organismo vivo, porém muda significativamente e principalmente por interferência humana .
Vamos lá!
Alternativa 1: FALSA - O aumento da acessibilidade às florestas, à medida que estradas são construídas por meio delas, facilita a proteção da vida selvagem. OBS: calcularam que 13 milhões de mamíferos são mortos por ano na floresta Amazônica por caçadores rurais.
Alternativa 2 FALSA : O interesse por plantas medicinais tem colaborado para a conservação de populações silvestre de muitas ervas medicinais, pois quanto mais o interesse de uso maior a conservação. OBS: quanto mais o interesse de uso menos a possibilidade de conservação de espécies da fauna que dependem da existência dessas ervas.
Alternativa 3 FALSA: A superexploração da pesca e a pesca de arrasto possuem um impacto insignificante sobre os ecossistemas marinhos, pois a grandiosidade do oceano supera as necessidade de consumo humano. OBS: A superexploração faz com que sejam pescadas 2,5 vezes a quantidade sustentável e que 80% das espécies com interesse econômico sejam pescadas além da capacidade de reposição.
Alternativa 4 FALSA: A sobrecolheita seletiva de recursos naturais, tais como madeira, fibras, medicamentos e óleos, tem levado muitas espécies a se recuperarem, várias espécies ameaçadas veem tendo seu status alterado para apenas vulnerável. OBS: Esta atitude tem levado muitas espécies ao estado de ameaça. por exemplo, as três espécies existentes de mogno estão em perigo de extinção tanto pela superexploração como pela degradação e perda de habitat.
Alternativa 5 VERDADEIRA: alguma espécie possui valor comercial reconhecido é provável que venha a ser superexplorada e a melhor maneira para proteger as espécies dessa ameaça é determinar os níveis de coletas que seriam biologicamente sustentáveis e estabelecer um mecanismo regulatório para permitir somente esses níveis aceitáveis de coleta. OBS: Algumas espécies podem ser mantidas pelo desenvolvimento de sistemas para propagá-las em cativeiro, embora sempre haja pessoas que são economicamente recompensadas por coletar essas espécies diretamente da natureza.
Espero ter ajudado, Paginas 115 e 116 do livro.