• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: manoelvinicius8
  • Perguntado 8 anos atrás

Os catálogos dos fabricantes de rolamentos apresentam um valor denominado de capacidade de carga de catálogo que é definida pela carga radial que causa a falha em 10% da família do rolamento avaliado durante uma vida nominal. Esta capacidade de carga é representado por . Assim esta capacidade catalogada, é frequentemente referida como capacidade básica de carga, se a vida nominal dada pelo fabricante é de rotações. Assim podemos elaborar uma relação entre o que desejamos no projeto e o que os catálogos de fabricante nos oferece. A equação, a seguir nos apresenta uma primeira relação.

Onde: Carga Nominal ou Carga do “catalogo” em kN; Vida nominal em rotações; a = índice de vida, sendo: a = 3 para mancais com elementos tipo esfera; a = 10/3 para mancais de elementos tipo rolos; Carga Desejada em kN; Vida desejada em rotações.
É possível reescrever a equação para calcular a vida do rolamento em horas a uma determinada rotação, então podemos expressar a vida como:

Onde: vida em horas; n= rev/min ou rpm e 60 é o fator de conversão .
Assim temos a equação, sendo:

Lembrando que o índice R = do catálogo, e o índice D = o que desejamos.
Finalmente chegamos a uma equação que permite calcular a carga , sendo:

Se temos um rolamento de rolos cônicos, com 4000 horas; 500rpm; rotações; e uma carga desejada de 25 kN, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
b.
c.
d.
e.

Respostas

respondido por: victorgarbin
58
c10= 105,12 Kn
abraços ao povo de londrina PR

Kariuns: alguém tem os cálculos ?
respondido por: claud1ne1
17
c10 = 105,12 kn essa é a resposta
Perguntas similares