A conquista dos gregos pelos macedônios provocou o surgimento de uma nova estrutura política na região, o império Greco-macedônio.
explique quais foram as principais transformações provocadas pelo surgimento dese império e qual foi seu impacto na difusão da cultura grega.
Respostas
também conhecidos como heleno-macedônios ou simplesmente macedônios é como são conhecidos os gregos cuja origem remonta à Macedónia, particularmente à Macedónia grega. A literatura histórica grega frequentemente refere-se a eles como μακεδόνες (antigos macedônios). Outros termos similares incluem "gregos pontianos" (da antiga província romana de Ponto) e "epirotas" (gregos do Épiro).
Durante a ocupação do Império Otomano na Macedónia, os macedónios gregos constituíam, no Século XIX e início do século XX a maioria da população cristã nos vilayets (distritos otomanos) de Tessalônica e de Monastir (atual Bitola).
Muitos macedónios gregos emigraram para a Austrália, a maioria deles de Florina, de Castória e de Kozani, entre os anos de 1924 e 1974. A comunidade macedónios gregos em Melbourne esteve em conflito com a comunidade de eslavo-macedôniossobre o uso de símbolos culturais, tais como o sol de Vergina, que é reivindicado por ambos os grupos. Tais incidentes aumentaram durante os anos de 1991 a 1995, em que a disputa sobre o nome entre Grécia e a República da Macedônia tinha apenas começado.
Resposta:Durante a ocupação do Império Otomano na Macedónia, os macedónios gregos constituíam, no Século XIX e início do século XX a maioria da população cristã nos vilayets (distritos otomanos) de Tessalônica e de Monastir (atual Bitola).