• Matéria: Pedagogia
  • Autor: raquel02moura
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta: “Iscute o que to dizeno, Seu dotor, seu coroné: De fome tão padeceno Meus fio e minha muiér. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefas pra eu! Tenha pena do agregado Não me dexe deserdado Daquilo que Deus me deu” (Patativa do Assaré) A partir dos elementos linguísticos explícitos e implícitos no poema e da variedade linguística utilizada pelo falante, podemos lhe atribuir a seguinte característica: O falante é escolarizado e vive em uma metrópole. O falante é idoso e vive fora do Brasil. O falante é um adolescente que habita uma comunidade urbana. O falante é sertanejo de uma comunidade rural. O falante é escolarizado e vive em uma grande metrópole.

Respostas

respondido por: fakebr202019
71

Resposta: É um falante sertanejo de uma comunidade rural.

Explicação:

Fiz no classroom

respondido por: martinkoliveira
8

A alternativa correta sobre o que se pode observar dos elementos linguísticos explícitos e implícitos no poema e da variedade linguística utilizada pelo falante é a letra D) O falante é sertanejo de uma comunidade rural.

No texto, é possível ver que o falante não utiliza da norma culta da língua portuguesa, mas sim da fala caipira, que é uma regionalização da língua que ocorre em comunidades rurais. Ou seja, ela se caracteriza como variação regional (geográfica).

As variações linguísticas representam as diferenças intrínsecas em uma mesma língua. Essas variações podem ser de diferentes tipos, como: geográfica, histórica, social ou situacional.

É importante destacar que as variações linguísticas não podem ser consideradas como erradas, sendo somente diferentes uma das outras. Por essa diferença existente, há muito preconceito entre as diferentes regiões, que não aceitam que haja essa variação.

Veja mais sobre variação linguística em:

brainly.com.br/tarefa/24750679

Anexos:
Perguntas similares