• Matéria: Português
  • Autor: Vilmarjr
  • Perguntado 8 anos atrás

Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
Escolha uma:
a. Livro e revista velhos
b. Aliança e anel bonito
c. Casa e casarão antigo
d. Pai, mãe e filha distraídas
e. Computador e mouse velho

Respostas

respondido por: JuarezJr
27
Olá.

Quando o adjetivo está depois dos substantivos a que se referem, ele concorda ou com o substantivo mais próximo ou com todos eles.

Sabendo disso, a incorreta é a...
Alternativa D

O adjetivo poderia estar no feminino singular ("distraída") para concordar com o substantivo mais próximo ("filha") ou no masculino plural ("distraídos") para concordar com todos os substantivos.

Correção:
"Pai, mãe e filha DISTRAÍDA." ou
"Pai, mãe e filha DISTRAÍDOS."



Bons estudos!
respondido por: giovaniprcebeniakoli
0

Olá!

Questão:

Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.

Escolha uma:

a. Livro e revista velhos

b. Aliança e anel bonito

c. Casa e casarão antigo

d. Pai, mãe e filha distraídas

e. Computador e mouse velho

Resposta:

d. Pai, mãe e filha distraídas.

Explicação:

- Adjetivos variáveis: "Alguns adjetivos são biformes, portanto apresentam uma forma masculina e outra feminina ('menina bonitA', 'rapaz bobO'). Outros são uniformes, com uma forma que abarca os dois gêneros ('menina feliz', 'homem feliz'). Seu plural é dado geralmente pelo acréscimo da desinência 's' (bonita + s), ou seu alomorfe 'es' (feliz + es). Os compostos têm apenas seu último elemento flexionado ('encontro anglo-austro-sino-húngaro-baianO', 'palestras anglo-austro-sino-húngaro-baianAS'). Vale lembrar que 'surdo-mudo' tem seus dois elementos variáveis: 'meninas surdAS-mudAS'."

- Adjetivos invariáveis: "Tudo seria excelente não houvesse algumas exceções. Há nomes de cores, derivados de substantivos concretos, que não se flexionam em gênero ou número. Geralmente, cabem-lhes a expressão 'cor de' ('terno cor de rosa', 'ternos cor de rosa', 'gravatas cinza', 'sapatos gelo' etc.). Nos compostos cujo último elemento também é derivado de substantivo concreto, a regra é a mesma ('casa verde-musgo', 'colares amarelo-ouro'). O mesmo vale para 'azul-marinho' e 'azul-celeste'."

- Adjetivos que causam dúvida: "São variáveis: anexo, próprio, mesmo, quite, obrigado etc. ('cartas anexas', 'envelopes anexos', 'eu e você estamos quites','você está quite com o IR?', 'as meninas disseram:'muito obrigadas'' etc.). Não são variáveis monstro, alerta, pseudo etc. ('A garota tinha uma espinha monstro em seu nariz', 'os soldados estavam todos alerta' etc.). Lembre-se de que palavras como 'bastante' podem ser advérbio ('Ela fala bastante' - invariável, portanto), ou adjetivo ('Ela fala bastantES besteiras', variável)."

- Quando o adjetivo se refere a mais de um elemento: "A regra geral é que o adjetivo pode concordar, quando vem posposto aos termos a que se refere, com o mais próximo ou com todos ('Países e cidades ricAS ou RicOS'). Quando anteposto, concorda apenas com o mais próximo ('RicAS cidades e países'), a não ser que sejam pessoas ('habilidosOS Cristiano Ronaldo e Messi')."

- Quando o adjetivo funcionar como predicativo: "Ele deverá concordar com todos os núcleos do sintagma nominal a que se refere: 'Sagraram-se campeÕES da gincana as meninas e os meninos', 'Consideramos fracassadOS as tentativas e testes'."

Espero ter ajudado :)

Bons estudos.

Perguntas similares