• Matéria: ENEM
  • Autor: EsthefanyMoreira
  • Perguntado 8 anos atrás

O analfabetismo é o desconhecimento do alfabeto, é a incapacidade de ler e/ou escrever. É um dos grandes problemas da maioria dos países, principalmente os subdesenvolvidos, que sofrem bastante com altos índices de pessoas que não têm acesso a bens culturais.Entre as causas do analfabetismo pode-se destacar o desinteresse da classe política e entre as conseqüências a desestrutura da sociedade.
Os políticos corruptos, infelizmente numerosos, aproveitam-se da situação de analfabetismo da população que não exige punições contra eles, por não saberem se posicionar e lutar contra as atitudes que estão fora da lei. Para a classe política, nunca foi prioridade investir em educação. Somente 5,8% do PIB do Brasil, por exemplo, é aplicado em educação, enquanto países desenvolvidos investem 15% do seu PIB.
Assim, porque o acesso à escola é difícil, quando estudar deveria ser de grande importância, não o é. Só a educação abre melhores possibilidades de trabalho e de cidadania, uma vez que o conhecimento dá ao indivíduo as ferramentas para lutar pelos seus direitos e a compreensão da extensão de seus deveres. Além disso, dá-lhe oportunidades no meio cultural. Ser uma pessoa alfabetizada vai além de saber ler ou escrever, uma vez que favorece o desenvolvimento econômico e estrutural da sociedade.
Conclusão: ............
Preciso de uma conclusão para esse texto dissertativo

Respostas

respondido por: GleiciBio
3
Contudo, torna-se imprescindível principalmente para um país como o Brasil, desenvolver políticas públicas no qual instigasse a população, por meio de incentivos educativos afim de se obter como produto final, além da alfabetização concreta, um maior conhecimento de mundo e desta forma maior criticidade sobre os diferentes assuntos, principalmente os legislativos e políticos que regem o nosso país.

Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares