• Matéria: Psicologia
  • Autor: teresamoura
  • Perguntado 8 anos atrás

Considerando o texto de Boaventura Santos como referência explique de que forma a crise do paradigma dominante afetou as ciências humanas e sociais.

Respostas

respondido por: galdino42
13
Boaventura Santos descreveu a crise do paradigma da ciência moderna como sendo relacionada a uma limitação de ordem qualitativa, ou seja, o acúmulo quantitativo de conhecimentos não seria capaz de resolver esse problema, pois seria um problema na sua própria natureza. O próprio acúmulo de conhecimento teria levado a uma situação onde esse mesmo conhecimento passou a servir para questionar os fundamentos do paradigma

Alguns desenvolvimentos específicos, como a mecânica quântica e os teoremas da incompletude de Gödel, teriam ajudado a abalar esses fundamentos, pois teriam gerado incertezas e questionamentos sobre o rigor, a objetividade, a exatidão de parte da ciência moderna.

Na medida em que as ciências sociais adotaram e assimilaram elementos desse paradigma que veio a entrar em crise posteriormente, elas também foram afetadas, principalmente no que diz respeito ao modelo mecanicista incorporado. As ciências sociais também compartilharam com o paradigma científico moderno certos pressupostos fundamentais, como as oposições entre homem e natureza, conhecimento e senso comum, dentre outras. Com a incorporação de pressupostos, metodologias e outros elementos, as ciências sociais acabaram sujeitas aos mesmos questionamentos que o avanço da ciência moderna gerou, sendo incluídas na crise do paradigma tanto quanto a física ou a matemática.
Perguntas similares