Respostas
A Defensoria Pública da União lançou o edital do seu terceiro concurso de redação, que tem como tema “Mais direitos, menos grades”. O objetivo é promover a reflexão e o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil, assim como divulgar o relevante papel da DPU na prevenção e combate às violações de Direitos Humanos. O prazo final para envio das redações é dia 5 de setembro. O edital completo e as fichas de inscrição estão disponíveis no link http://www.dpu.def.br/concursoderedacao
O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e adultos em situação de privação de liberdade, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país, bem como a todos os internos das penitenciárias federais.
O concurso oferecerá prêmios aos participantes que enviarem os melhores textos sobre o tema. Os vencedores (primeiro lugar), de cada categoria, receberão um tablet. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto à comunidade escolar também serão premiadas. Cada uma das três escolas vencedoras da Categoria-Escola receberá o certificado de premiação e reconhecimento emitido pela DPU e o valor-prêmio de R$ 10 mil reais, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos. Os reeducandos em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação – dentro do período de 12 horas – terão a remissão de um dia da pena.
Entre os pré-requisitos para a participação das escolas e a aceitação das redações serão considerados: originalidade, respeito ao número de linhas (20 a 30 linhas), referência ao tema do concurso – “Mais direitos, menos grades” – e, por fim, o envio das redações no formulário disponível no site do concurso até a data limite, que é dia 5 de setembro.
A comissão julgadora terá 12 membros, e o resultado final do concurso será divulgado até o dia 17 de novembro. A entrega dos prêmios ocorre no dia 15 de dezembro, em cerimônia na sede da DPU em Brasília e nas demais unidades da Defensoria nos Estados.