• Matéria: Filosofia
  • Autor: Brendhakarolyn
  • Perguntado 8 anos atrás

A razão deve seguir apenas um caminho em suas investigações, enquanto tivermos corpo e nossa alma estiver absorvida nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos, isto é, a verdade. Porque o corpo nos oferece mil obstáculos pela necessidade que temos de sustentá-lo […]. Quem faz nascer as guerras, as revoltas e os combates? Nada mais que o corpo, com todas as suas paixões. Com efeito, todas as guerras têm origem apenas no desejo de acumular riquezas, e somos obrigados a acumulá-los pelo corpo, para servi-lo, como escravos, em suas necessidades. Eis o motivo de não termos tempo de pensar em filosofia.

PLATÃO. Fédon. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (Coleção Os Pensadores).

O texto de Platão reflete sobre o modo como o homem deve obter o conhecimento verdadeiro sobre as coisas. Neste sentido, o autor afirma que o conhecimento verdadeiro é atingido quando a razão é

a) excluída do processo de análise da verdade, pois esta só pode ser buscada pelo corpo, cuja razão é escrava e inferior.
b) ignorada ao longo do caminho pela verdade, pois é do corpo que se originam os desejos, inclusive o desejo de se alcançar a verdade.
c) escolhida como caminho para analisar a realidade, uma vez que as exigências impostas pelo corpo à alma a atrapalham de alcançar a verdade.
d) depurada pelos sentidos, podendo excluir do processo os procedimentos mentais que impedem de se chegar à realidade do mundo.
e) combinada com o corpo na busca pela verdade, pois a razão traduz para a mente o que o corpo apreende por meio dos sentidos.

Respostas

respondido por: gabrielbrutocooxcopq
1
a alternativa correta é a letra c 

respondido por: Matheusieti
3
Bom dia!

Com base no enunciado, podemos confirmar a alternativa C como correta. Escolhida como caminho para analisar a realidade, uma vez que as exigências impostas pelo corpo à alma a atrapalham de alcançar a verdade.


Partindo da alternativa escolhida, podemos observar que Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível.

A primeira  realidade, é a realidade imutável, igual a si mesma, já a segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis. 



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