• Matéria: Saúde
  • Autor: nathaliasm7
  • Perguntado 8 anos atrás

No Traumatismo Cranioencefálico os mecanismos fisiopatológicos são consequências da ação de forças externas sobre o tecido cerebral. Essas forças externas são: força de aceleração, desaceleração e força de rotação do encéfalo em relação ao crânio ósseo, causam compressão, tensão, ruptura e deslocamento de tecido cerebral. O encéfalo pode ser afetado tanto no ponto do impacto do trauma, quanto no lado oposto, que se choca contra a parede craniana contralateral. Assim, as lesões no Traumatismo Cranioencefálico podem ser focais ou difusas e causar algumas complicações quando ocorre lesão hipóxico-isquêmica e aumento da pressão intracraniana. Nesse contexto analise as afirmações a seguir:


I. Lesão focal é a lesão no local do impacto com o crânio. Pode ocorrer hematoma, edema, contusão ou laceração, ou combinação deles.
II. Na lesão focal também pode ocorre “lesão de contragolpe” (dano cerebral na área do impacto e no lado oposto a esta área).
III. Lesão difusa é a lesão por aceleração, desaceleração e por forças rotacionais que causam lesão axonal difusa, caracterizada por corte e retração nos axônios lesionados.
IV. A lesão difusa pode ser severa o suficiente para causar o coma e prejudicar a recuperação do paciente e geralmente envolve o corpo caloso, os gânglios da base, o tronco encefálico e o cerebelo.
V. O Aumento da pressão intracraniana pode ser causado por edema, anormalidades nos fluídos e hematomas. Os hematomas podem ser epidural, subdural ou intracerebral.

De acordo com a fisiopatologia do Traumatismo Cranioencefálico, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas.
b. IV e V, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III, IV e V.
e. I, apenas.

Respostas

respondido por: rafafc89
78
resposta correta : I ,II, III, IV, V
respondido por: itamaracris
44
D. I, II, III, IV e V. 
Perguntas similares