Dentro dos conceitos de lógica, temos a tautologia, a contradição e a contingência. Elas são importantes porque são utilizadas para testar a validade ou falsidade lógica das proposições. A tautologia apresenta proposições necessariamente verdadeiras, independente das variáveis e circunstâncias; vulgarmente, proposições ‘óbvias’ e redundantes.
Verifique quais das afirmações abaixo correspondem a tautologia, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) – Se Pedro é magro, então Pedro é magro e José é alto.
( ) – Eu estudo, trabalho e não estudo.
( ) – Nenhuma criança é adulto.
( ) – Se Pedro é magro, então Pedro é magro ou José é alto.
Respostas
Olá.
Como o próprio enunciado já fala, a tautologia contém proposições (“asserções”) verdadeiras em qualquer circunstâncias. Sabendo disso, analiso e justifico cada uma das assertivas.
( F ) – Se Pedro é magro, então Pedro é magro e José é alto.
Falso. Se Pedro é magro, realmente há de ser (pleonasmo sem sentido), mas não se pode falar que José é alto baseando-se nisso. Faltam detalhes que provem quem ele seja ou não alto. Sendo assim, não se tem uma proposição lógica.
( F ) – Eu estudo, trabalho e não estudo.
Falso. O fato de estudar não implica em trabalhar ou não, pois isso é subjetivo. Para afirmar que isso acontece, deve-se conhecer o sujeito do “Eu”. Sendo assim, não tem uma proposição lógica.
( V ) – Nenhuma criança é adulto.
Verdadeiro. A condição de ser criança é justamente não ser adulto. No modelo atual, criança vai do nascimento até os 12 anos, enquanto os adultos assim são após os 18 anos (em uma “perspectiva naturalizante”).
( F ) – Se Pedro é magro, então Pedro é magro ou José é alto.
Falso. Faltam provas que corroborem para saber se José é ou não é alto.
Sendo assim, a sequência ficou: F, F, V, F.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos