A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a
A) extinção dos partidos nanicos.
B) retomada dos partidos estaduais.
C) adoção do bipartidarismo regulado.
D) superação do fisiologismo tradicional.
E) valorização da representação parlamentar.
Respostas
A publicação representa a transição do fim do pluripartidarismo através do Ato Institucional nº 2,e a implantação do bipartidarismo, definida pelo Ato Complementar nº 4.
A imagem representa os partidos extintos em outubro de 1965, portanto, a adoção do bipartidarismo regulado. Alternativa C).
Após a promulgação do Ato Institucional n.º 2. Os militares aumentaram a repressão, vários partidos foram extintos, a suas sedes invadidas e o Poder Judiciário passou a sofrer intervenções do governo militar.
Quando o multipartidarismo foi extinto, estabeleceu-se um sistema bipartidário, onde o partido do governo era a chamada Aliança para a Renovação Nacional (ARENA), e a oposição era o Movimento Democrático Brasileiro, MDB.
Ditadura brasileira
A ditadura brasileira teve um período transitório (entre 1964 e 1967) onde o sistema político preservou o caráter de regime puramente militar. Em 1967, o regime institucionalizou-se ao ratificar uma constituição civil, que estabeleceu um modelo de Estado burocrático-autoritário.
Sob essa nova constituição, o presidente não era eleito pelo voto popular, mas eleito pelas duas câmaras do Congresso Nacional, e tinha poderes quase absolutos.
Para garantir a sobrevivência do regime, a constituição estabeleceu um bipartidarismo forçado, com a Alianza Renovadora Nacional (ARENA), como o único partido de fato do regime, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como uma única "oposição tolerada", sem quaisquer possibilidades trunfo realeza.
Entenda mais sobre ditadura em: https://brainly.com.br/tarefa/24522979
#SPJ2