Henri Wallon foi um grande estudioso humanista. Descreveu diferentes estágios que a criança atravessa durante o desenvolvimento infantil, onde o individuo se desenvolve progressivamente através de fases em que há a predominância ora afetiva, ora cognitiva, contudo sempre inter-relacionados. Diante disso, analise as proposições abaixo sobre cada fase descrita pelo autor:I – Impulsivo-Emocional: caracterizada pela fase que se inicia com até 1 ano de idade. A criança depende totalmente das outras pessoas para sobreviver, estado esse que Wallon chama de imperícia (nada saber fazer por si).II – Sensório-Motor-Projetivo: é projetivo porque ela usa os gestos para expressar seus pensamentos e se comunicar (o ato mental projeta-se em ato motor). Aí existe o predomínio da cognição (inteligência prática e simbólica). Essa fase é mensurada até o terceiro ano da criança.III – Personalismo: do terceiro ao sexto ano de vida é predominante esse estágio. Ocorrem as modificações fisiológicas provocadas por meio de mudanças psicológicas, trazendo à tona questões pessoais e morais.IV – Categorial: se estende dos 6 aos 12 anos. A criança volta-se para o mundo, tentando conquistá-lo. Passa a pensar conceitualmente, avançando para o pensamento abstrato e raciocínio simbólico.IV – Puberdade e Adolescência: é a fase que vai dos 12 aos 16 anos. Nessa fase há o predomínio da cognição e o desenvolvimento da inteligência infantil é enorme.Estão CORRETAS as afirmativas da opção:Escolha uma:a. Somente III e IV.b. I, II e III estão corretas.c. Todas as afirmativas.d. Somente a afirmativa I.e. I, II e IV.
Respostas
Olá,
I. Verdadeiro. A fase Impulsivo-emocional proposta por Henri Wallon é marcada pela dependência total do bebê (até 1 ano de idade), sendo que o autor chama esse fato de imperícia.
II. Verdadeiro. Em segundo temos o período Sensório-motor-projetivo, onde projetam-se gestos como forma de comunicação, havendo a presença de cognição e chegando até o terceiro ano de vida.
III. Falso. O personalismo é a fase onde a criança está buscando construir sua personalidade (afirmar-se) e, para o autor, ela “Entra num período em que sua necessidade de afirmar,de conquistar sua autonomia vai lhe causar, em primeiro lugar, uma série de conflitos” (Wallon, 1981:217).
IV. Verdadeiro. O período categorial é quando a criança se volta para o mundo, buscando aventurar-se por ele, chegando a desenvolver pensamentos conceituais, abstratos e também o raciocínio lógico.
Letra E. I, II e IV
Abraços!