Respostas
Existem três tipos genéricos de nômades: os caçadores-coletores, os pastores e os mercadores-artesãos. Os primeiros se deslocam à procura de animais para caçar e de plantas silvestres para colher. Na América, muitos ÍNDIOS eram caçadores-coletores antes de os europeus dominarem suas terras. Atualmente existem alguns bosquímanos, no sul da África, que são caçadores-coletores.
Beduínos os povos nômades habitantes das áreas desertas do Oriente médio e norte da África.
Bajaus, de origem malaia, os últimos nômades que vivem sobre as águas da terceira maior ilha do mundo, o Bornéu (entre a Indonésia, a Malásia e o Brunei).
Os CASAQUES, povo do Cazaquistão, país da Ásia central, criam cavalos, ovelhas, gado, cabras e camelos, e alguns deles percorrem centenas de quilômetros, fugindo do inverno de sua terra natal, no sul, para aproveitar o verão dos pastos do norte. Os beduínos são os pastores nômades da península Arábica.
Os nômades da Índia e do Paquistão, por exemplo, vão de cidade em cidade vendendo cestos feitos à mão e outros produtos. Os CIGANOS eram nômades desse tipo; hoje, contudo, muitos deles vivem em lugares fixos.