Respostas
Convertia-se em escravo por dívida, como prisioneiro de guerra, por atos de pirataria ou por mau comportamento cívico.Uma criança nascida de escrava tornava-se também escrava. Um escravo nascido na morada do seu dono era chamado verna.
A escravidão na Roma Antiga implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos.
Contudo, mesmo depois da alforria, um escravo liberto não possuía muitos dos direitos e privilégios dos cidadãos romanos, e 30% da população da Roma Antiga era formada por escravos.Os romanos consideravam a escravidão como infame as vezes preferiam se matar a se tornar escravos de outro povos.
Os escravos romanos em sua maioria eram provenientes de povos conquistados, sendo que também era possível ocorrer a escravidão por endividamento, o que representava apenas uma pequena parcela dos escravos romanos.
A condição social dos escravos em Roma era a mais precária de todas, de modo que não havia qualquer tipo de liberdade; os escravos eram propriedades do manus, seu dono.
Em toda a pirâmide social da Sociedade Romana os escravos eram a base, sendo que toda a produção e a prestação de serviços se dava, na grande maioria das vezes, pelo uso de mão de oba escrava.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/4235680