Respostas
A poluição dos últimos duzentos anos, causada pela queima de combustíveis fósseis, destruição das florestas e grandes produções de dejetos orgânicos, tornou mais espessa a camada de gases do efeito-estufa existentes na atmosfera.
Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra, e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta.
O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome.Em escala global, o efeito estufa provoca o aquecimento do clima, o que tem conseqüências catastróficas.
O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal.
A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com sua seqüela de destruição e morte.