BRASIL: POTÊNCIA OU COLÔNIA?
Tudo indica que, em alguns aspectos, a economia brasileira vai bem, com crescimento decorrente de forte consumo do mercado interno. Também há o fato relevante de que ultimamente o país obteve resultados expressivos quanto às políticas sociais, tendo tirado mais de 20 milhões de brasileiros do estado de miséria e elevado mais de 30 milhões à classe média. Entretanto, alguns indicadores ainda bem discutíveis, indicam nosso distanciamento do mínimo necessário para sermos uma nação em desenvolvimento. É o caso, por exemplo, da saúde, no que se refere ao saneamento ambiental, cujos indicadores são alarmantes (...). Não diferente é a nossa situação em relação a educação, ciência e tecnologia. (...). Outro alvo de preocupação é a Política Industrial, pois o atual modelo econômico incide na primarização da economia. O fato é que o Brasil não prioriza os bens de maior valor agregado e sim a exportação de commodities (...). (texto adaptado - NETO, Luiz Aubert. Revista Mercado Comum. Ano XVIII – Ed. 218. p. 112, 113).
Em relação ao texto acima e a seu título, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I. Devido ao alto valor agregado de seus produtos industrializados, o Brasil é considerado uma potência.
II. Segundo os parâmetros de classificação de um país subdesenvolvido, o Brasil continua sendo considerado como tal, em consequência dos baixos indicadores em relação a saúde, educação e política industrial.
III. O Brasil foi colocado na categoria de potência, devido ao fraco desempenho nas exportações de bens de maior valor e o alto desempenho na exportação de commodities.
IV. O Brasil se inclui na categoria de potência por ter investido no fortalecimento do mercado interno que impulsionou o crescimento da economia e os resultados positivos das políticas sociais.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
I e IV
II e IV
I
I e II
II e III
Respostas
respondido por:
1
número || e v porque ? essas respostas tem tudo aver.
respondido por:
2
estão corretas as afirmações II e IV, letra b
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás