A pergunta que se faz é:
qual educação,
qual escola,
qual aluno,
qual professor?
Compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação.
O que poderá permanecer da "velha" educação?
O texto de Moacir Gadotti analisa e responde as questões acima.
Respostas
Junqueira Filho afirma que o processo de seleção e articulação dos conteúdos programáticos em creches e pré-escolas só atingirá os desejos, interesses e necessidades das crianças, se realizado a partir da leitura articulada, pelo professor, das diferentes linguagens a partir das quais as crianças se produzem e se inscrevem no dia a dia de sua vida, seja em família, seja na escola de educação infantil. Para ele, o planejamento possui uma parte cheia e uma parte vazia. A parte cheia é organizada antes da chegada das crianças na escola e é composto pelos conteúdos-linguagens. A parte vazia é preenchida após a chegada das crianças, quando:
Alternativas:
a)são definidos novos caminhos, pois, o que o professor planejou será complementado frente às necessidades e linguagens das crianças.b)os conteúdos são completados especificamente pela oralidade e escrita (linguagem verbal).c)o sujeito do segundo momento torna-se o professor, enquanto no primeiro momento era a criança.d)o professor, adulto, se depara com as barreiras produzida pelos espaços físicos escolares e pela ausência de recursos para colocar seu plano em ação.e)esses conteúdos são completados especificamente pela organização da sala e atividades práticas (linguagem não verbal).2)Após a II Guerra Mundial, os moradores de Reggio Emília, cidade localizada no norte da Itália, uniram-se para reconstruir suas vidas, investindo na educação infantil. Loris Malaguzzi, jovem pedagogo, influenciado pelas teorias de Piaget, Vygotsky, Dewey e Montessori, foi o principal responsável pela política educativa da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emília. Analise as afirmativas abaixo sobre Reggio Emília:
I - A abordagem de Reggio Emília prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.
II – Valoriza-se a representação simbólica das crianças pela arte, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem.
III – Sua metodologia propõe o trabalho em equipe, cujos resultados obtidos pelas crianças são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.
IV - As avaliações são centradas nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)I, II, III e IV.b)II, III e IV.c)I, II e IVd)I, III e IV.e)I, II e III.3)A autenticidade é característica fundamental de um projeto: o problema a resolver deverá ser relevante e tem caráter real para os alunos. Analise as afirmativas abaixo e considere V para verdadeiras e F para falsas quanto ao papel e ações do professor no processo de elaboração e execução do projeto junto às crianças:
( ) O professor deverá trazer conteúdos prontos para ser reproduzidos pelos alunos.
( ) O problema a ser investigado poderá ser de qualquer ordem, mesmo que não tenha relação com o contexto sociocultural dos alunos.
( ) O professor é pesquisador da realidade e conduz os alunos ao exercício da observação, percepção, análise crítica e criatividade.
( ) Deverá ser observador constante e atento, mediando as ações e interagindo com seus alunos, avalia permanentemente sua prática e a modifica quando necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas:
a)V, V, F, F.b)F, V, V, F.c)V, F, V, F.d)F, F, V, Ve)F, V, F, V.4)De acordo com Junqueira Filho, o processo de seleção e articulação dos conteúdos programáticos em creches e pré-escolas deve considerar a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber. A isso ele chama de:
Alternativas:
a)Espaço criativo.b)Protagonismo compartilhado.c)Linguagem geradora.d)Atividade lúdica.e)Expressão artística.5)A metodologia de projetos interdisciplinares na Educação Infantil deve buscar refletir sobre a realidade social, sobre as condições de vida da comunidade da qual o grupo faz parte, e apresentar propostas de intervenção que visem a transformação social. São elementos de um projeto interdisciplinar: delimitação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, abrangência, previsão de recursos e avaliação. Nos objetivos o professor deverá apresentar:
Alternativas:
a)O assunto a ser pesquisado.b)A relevância da realização do projeto.c)As metas que pretendem ser atingidas com sua realização.d)Como serão divulgados os resultados.e)As estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento.que os idosos tem que ter educação