• Matéria: História
  • Autor: nataliaguedess
  • Perguntado 9 anos atrás

como acabou a intentona comunista?

Respostas

respondido por: IsaAlves123
7
A Intentona Comunista foi uma espécie de rebelião contra o governo de Getúlio Vargas, o qual tinha o objetivo de derrubar o presidente e tomar o poder. 
No dia 5 de julho de 1935, Luís Carlos Prestes, lançou um manifesto em apoio à ANL (aliança nacional libertadora, lembre-se que essa ANL era a instituição que liderava o movimento Intentona Comunista), no qual incentivava uma revolução contra o governo. Este foi o estopim para que Getúlio Vargas decretasse a ilegalidade do movimento, além de mandar prender seus líderes.
respondido por: ThaliaMiranda18
0
Uma vez reprimido e derrotado , o movimento foi submetido a intensa desmoralização- a começar pelo nome pejorativo e desqualificante que recebeu ("Intentona", ou "intento louco") - por parte das cúpulas militares; como lembra o militar esquerdista Nélson Werneck Sodré nas suas memórias, a participação intensa de oficiais e suboficiais nas fileiras dos insurretos alertou o Exército para a necessidade de cerrar fileiras ideológicas, e de expurgar "influências exógenas" no interior da oficialidade militar nas três décadas seguintes. Tal cisão ideológica viria a expressar-se nas disputas políticas no interior do Clube Militar da década de 1950, no movimento dos sargentos da década de 1960, e daí até o Golpe de 1964, após o qual quaisquer traços de esquerdismo organizado foram eliminados das fileiras militares. Diferentemente dos golpes tenentistas, que haviam criado divisões temporárias entre legalistas e insurretos, superáveis posteriormente por anistias e reorganizações de carreira, o Movimento de 1935 criou uma clivagem político-ideológica até hoje não superada, em que os insurretos tiveram negada a sua própria condição de membros da corporação militar, com sua ação política sendo duradouramente criminalizada e estigmatizada como traição e ato hostil à hierarquia militar.
Perguntas similares