• Matéria: Pedagogia
  • Autor: celinavieira
  • Perguntado 8 anos atrás

Vimos em nossa Coletânea Ética, Cultura e Arte (p. 17) que os indivíduos podem acumular capitais sociais, culturais, econômicos e simbólicos, em uma reflexão que nos remete à cultura na condição de capital cultural.

Com base nas informações do texto "O que é capital Cultural?" (p.17), analise as asserções e assinale a alternativa INCORRETA.

ALTERNATIVAS



O processo de acumulação do capital cultural se inicia na infância com pais diplomados, que estimularão o hábito da leitura em seus filhos desde pequenos.



Realizar visitas a museus, ter acesso ao cinema de arte, ir às exposições, favorecem o conhecimento e o aumento do capital cultural da criança.



Tudo o que se acumula na educação, com leituras de livros, diplomas, conhecimentos apreendidos em geral, caracteriza-se por capital cultural.



A escola passa o conhecimento de forma igual para todos os alunos. Assim, os estudantes que não tiveram acesso ao capital cultural são favorecidos na escola, com as bibliotecas, professores exclusivos, além de visita a museus e exposições.



Os alunos mais pobres que não tiveram contato, por meio da família, com o capital cultural, chegam à escola em desvantagem e o aprendizado para eles tende a ser mais difícil.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Olá!

A segunda alternativa é a que melhor define o sentido da pergunta.

O capital cultural é todo nicho de cultura que um indivíduo consome, e, isso está ligado a expressões, música, teatro, moda, entre todas as formas de entretenimento cultural.

Assim, uma criança que visita museus, tem acesso a cinemas, vai as exposições, tem mais condições de crescer com um capital cultural amplo, o que pode ser ligado as desigualdades sociais, visto que as crianças de comunidades, morros e favelas vivenciam um outro tipo de cultura e realidade.


Até mais!

Perguntas similares