• Matéria: História
  • Autor: janlersondasilv
  • Perguntado 8 anos atrás

o que foi a política imperialista japonesa?

Respostas

respondido por: ErickHMF
2
Em 1868 Japão restaurou o poder imperial, tirando aos shoguns o poder feudal que possuíam desde o século XII. Misuhito, conhecido por Meiji foi o primeiro, depois de vários anos, imperador a subir ao trono, assim esta era ficou conhecida como a Era Meiji que representou um período de grandes mudanças no Japão. Acabadas as reformas internas, o governo quis e decidiu alcançar as condições de igualdade com as potências ocidentais. 
Com vista a extinguir os privilégios judiciais e económicos desfrutados pelos estrangeiros tentaram, desde início, uma reforma dos tratados, porém as potências envolvidas recusaram tratar do assunto enquanto as instituições legais japonesas não se equiparassem às ocidentais.
Os assuntos asiáticos ocuparam o segundo lugar na política externa dos primeiros anos, mas no início da década de 90 tornava-se cada vez mais claro a importância chinesa na Coreia, o que alarmou Tokyo. 
Em 1894, uma revolta na Coreia foi esmagada com o apoio dos chineses. O Japão enviou tropas ao país vizinho mas assim que a crise foi cessada este recusou-se a retirá-las. 
As hostilidades sino-japonesas começaram no mar porém a luta transferiu-se para a Coreia. Vitorioso em todas as batalhas, o Japão impôs um tratado humilhante ao adversário, porém as potências europeias recusaram-se a aceitar Tokyo como sócio na partilha de riquezas da China.
O Japão foi forçado a devolver a península de Liaotung, tomada à China, em troca de uma indemnização pelos países Alemanha, França e Rússia. 
Em 1889, a Rússia forçou a China a ceder-lhe a península.
Perguntas similares