O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:
a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões no período regencial.
b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de melhor país do mundo.
c) a melhor saída para impedir que os fazendeiros assumisse o Brasil.
d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidao e) uma estratégia para impedir a instalação de um governo militar.
Respostas
respondido por:
26
uma estratégia para impedir a instalação de um governo militar
respondido por:
8
O golpe da maioridade (1840) foi justificado como sendo uma estratégia para impedir a instalação de um governo militar (alternativa e).
Esse momento marca o fim do período regencial e o início do segundo reinado. Dom Pedro I havia retornado a Portugal para resolver a questão de sucessão do trono imperial, porém Dom Pedro II ainda era muito novo para exercer o cargo de imperador no Brasil. Foi, então, criado o Ministério da Maioridade que reduziu para 18 anos a idade para D. Pedro II assumir o trono. Porém, as inseguranças nacionais fizeram com que ele assumisse aos 14 anos, com auxílio do "Clube da maioridade".
Continue estudando o período regencial: https://brainly.com.br/tarefa/18302780
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás